82. Troca do Tempo

Escrito por Sandy Fries

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Enquanto Tygra e Lion-O içam uma velha cápsula de suspensão que sobrou da chegada dos ThunderCats no Terceiro Mundo, ela escorrega e se espatifa no chão. Os gases de suspensão escapam e envolvem Lion-O, fazendo com que ele se torne progressivamente mais jovem, até chegar a sua infância. Depois de tentar cruzar tolamente o Rio do Desespero por meio de pedras, Lion-O desperta um Linguassaurus. Ele é capturado pelos malvados Lunataks, mas consegue sinalizar aos ThunderCats pedindo ajuda. Lion-O, Snarf e os outros ThunderCats chegam à Caverna do Tempo na esperança de que suas propriedades temporais revertam os efeitos do gás. Tygra atrai Lion-O para a caverna e a Caverna do Tempo reverte os efeitos dos gases em suspensão. Lion-O está de volta à sua verdadeira idade.

Moral da História
Um acidente de guindaste ocorre enquanto Lion-O e Tygra carregam uma cápsula de suspensão em que os ThunderCats chegaram ao Terceiro Mundo. O gás expelido engolfa Lion-O e, como resultado, o processo de envelhecimento do líder é revertido. Cada vez mais ele rejuvenesce mais. Percebendo que sua vida corre perigo, os ThunderCats planejam colocá-lo na Caverna do Tempo, que possui a propriedade de avançar mais rapiudamente a passagem do tempo, o que interromperia o processo. Snarf e Lion-O começam a fazer seu caminho para a Caverna, mas Lion-O, agora um imaturo e inocente menino, se envolve em aventuras temerárias, colocando-se em risco, por exemplo, ao usar pedras para atravessar o Rio do Desespero, despertando um Linguassaurus no processo. Ao escapar dessa criatura, no entanto, ele é capturado pelos Lunataks, que observaram sua situação e conspiraram para prendê-lo e impedir que fosse ajudado. Apesar de ser capturado junto com o Snarf, Lion-O consegue sinalizar aos ThunderCats, que vêm em seu auxílio. Tygra, Panthro e Cheetara também são capturados. Uma vez dentro de Skytomb, no entanto, eles usam a pequenez de Lion-O para escapar. Na Caverna do Tempo, os ThunderCats usam comida para parar o choro do Bebê-Lion-O e induzi-lo a entrar na caverna. Seus cálculos se mostraram corretos, pois a caverna reverte o processo iniciado pelos Cats na cápsula e Lion-O amadurece mais uma vez à sua idade normal.

Neste episódio, Lion-O volta à juventude e à imaturidade. Parte de ser imaturo é a falta de conhecimento e o desprezo pelas limitações e pela vida. É não aceitar a forma como as coisas são no presente e desejar que fossem de outra forma. Nem todas as limitações da vida são auto-impostas ou carecem de razão. Muitas coisas são necessárias para nossa segurança e sobrevivência e são fundamentadas na realidade externa e no fato de que não somos invencíveis ou invulneráveis. No inverno, não podemos sair na rua sem agasalho e esperar voltar saudáveis. Durante uma tempestade, corremos o risco de sermos atingidos por um raio se ficarmos embaixo de uma árvore. Andar de bicicleta em uma subida íngreme e perder o controle significa correr o risco de se ferir. Crescer envolve desenvolver o bom senso. Significa respeitar suas limitações realistas e que não podem ser evitadas ou desejadas.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Snarf: Élcio Romar
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Aluro: Ricardo Schnetzer
Tug Mug: Ayrton Cardoso
Red Eye: Luiz Brandão
Chilla: Ilka Pinheiro
Linguassaurus: N/C

Locais em destaque: Caverna do Tempo; Rio do Desespero; SkytombToca dos Gatos.

Veículos: Ice Runner; Luna Tacker; ThunderTanque.

Comentário oficial
Ao tentar desenterrar uma de suas cápsulas de suspensão antigas, Tygra acidentalmente a deixa cair ao lado de Lion-O, fazendo com que ela libere o gás de animação suspenso de dentro dela. O gás imediatamente faz com que Lion-O comece a ficar mais jovem, um pouco de cada vez. Dentro da Toca dos Gatos, Tygra conta a Pantrho e Cheetara sobre o acidente e as notícias sombrias de que Lion-O continuará a ficar mais jovem até que desapareça da existência. Ele sugere que a única maneira de reverter isso é levar Lion-O para a Caverna do Tempo.

Ouvindo a conversa dos ThunderCats, o jovem Lion-O decide ir para a Caverna do Tempo sozinho, levando Snarf com ele. Após um breve encontro com um faminto Linguassaurus, os dois são capturados pelos Luntaks que os levam para Skytomb. Lion-O usa a Espada Justiceira para convocar os outros ThunderCats, que chegam prontamente, mas também são capturados pelos Lunataks e aprisionados.

Com a ajuda do agora infante Lion-O, os ThunderCats escapam da fortaleza dos Lunataks e se dirigem direto para a Caverna do Tempo. Usando um dos biscoitos C-Ration armazenados no ThunderTanque, os ThunderCats atraem Lion-O para a caverna e o puxam para fora no momento em que ele atinge a idade correta.

História cheia de clichês, sem novidades, sem sobressaltos. O pior inimigo dos Lunataks são eles mesmos, a imaturidade é um risco, etc. etc. Diverte mas acrescenta muito pouco. Foi divertido ver a preocupação com a própria “arqueologia”, se bem que essas cápsulas já deveriam estar em local seguro há anos, principalmente após o incidente dos Thunderkittens em “Encurralados”.

Crítica de Luciano Marzocca

Curiosidades

  • Este episódio marca a primeira e única aparição do monstruoso Linguassaurus (Tongue-a-Saurus). Esta criatura tinha até seu próprio LJN Toy. Hoje, é um dos mais raros para os colecionadores;
  • Nem Mumm-Ra nem os Mutantes aparecem neste episódio;
  • Nenhum dos Novos ThunderCats (Lynx-O, Bengali, Pumyra, Snarfer) aparece no episódio.

Texto extraído de https://thundercats-ho.fandom.com com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca