85. O Golpe

Escrito por William Overgard

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Enquanto Snarfinho vai para a Vila Berbil para pegar comida mexicana para o jantar dos ThunderCats, Chilla colide com sua nave e o congela. Mandora tenta parar Chilla, mas ela também fica congelada. Snarfinho pega o molho quente do jantar para viagem e o derrama sobre Mandora, derretendo o gelo de Chilla. Voltando à Toca, eles contam aos ThunderCats sua história. Lynx-O concorda em conduzir Mandora, com seu Painel Braille, através da Floresta da Neblina até Darkside afim de cumprir um mandado de prisão contra a Lunatak. Usando Chilla como isca, os LunaTaks ficam à espreita e atacam os ThunderCats após sua chegada com Mandora e roubam o Painel Braille de Lynx-O. Sem o painel, os ThunderCats são menos capazes de monitorar as atividades dos LunaTaks em Darkside. Capturando Mandora e Lynx-O, a equipe de vilões apreende a usar o Painel Braille, mas, quando Luna tenta fazê-lo funcionar, o quadro desaparece deixando seus segredos apenas na mente de Lynx-O. Usando o Visor de Cérebro, os vilões procuram em Lynx-O qualquer informação útil. Mandora escapa a tempo de salvar Lynx-O e, com a ajuda dos ThunderCats, ela localiza Chilla e finalmente a prende.

Moral da História
Mandora, a Caçadora do Mal, observa Chilla deslizar, congelar e forçar a nave de Snarfinho a descer enquanto ele voltava para a Torre da Justiça com comida mexicana para viagem. Quando ela encosta em Chilla, no entanto, ela fica congelada e lunatak foge. Mandora visita os ThunderCats e pede sua ajuda para rastrear e prender Chilla em Darkside. Lynx-O concorda em acompanhá-la e guiá-la pelas Florestas da Neblina com seu Painel Braille. Os LunaTaks, no entanto, estão esperando por eles com uma armadilha usando Chilla como isca. Eles esperam capturar o Painel Braille para diminuir a capacidade dos ThunderCats de chegarem a Darkside. Mandora ignora a descrição do Lynx-O de três picos de vulcões e é enganada ao seguir Chilla até o quarto pico, que se revela ser Skytomb. Mandora e Lynx-O são capturados e cedem o Painel Braille. Quando Luna tenta examiná-lo, no entanto, ele desaparece e seus segredos são deixados apenas no cérebro de Lynx-O. Os LunaTaks tentam torturar Lynx-O e obter as informações, usando o Visor de Cérebro. Mandora escapa de sua cela e, com o uso da arma de Red Eye, começa a enfrentar todos os LunaTaks em sua busca por Chilla. Ela liberta Lynx-O e força Luna a revelar o paradeiro de Chilla. Mas ela e Lynx-O são enganados e ejetados de Skytomb para o espaço. Lion-O é alertado disso pela Espada Justiceira e, usando seu campo de força, os puxa para a Torre da Justiça. Mandora renova sua perseverança para capturar Chillla e alista os outros ThunderCats. Desta vez, sua insistência é compensada e ela é bem-sucedida.

A perseverança e a devoção de Mandora em defender a lei exemplificam a qualidade da determinação e autodisciplina que às vezes é necessária em nossas próprias vidas. Nossa inclinação é ser autoindulgente, abrir exceções às regras e adiar o trabalho duro e o esforço. Mas, para atingir nossos objetivos, sabemos que nem sempre podemos seguir o caminho mais fácil e que devemos nos disciplinar, trabalhar duro e perseverar contra as dificuldades. Para tirar uma boa nota é preciso estudar. Para formar uma equipe atlética é preciso praticar. Trabalhar em uma profissão exige que aprendamos as habilidades necessárias. Nossas conquistas dependem do nosso esforço e, como Mandora, nos respeitamos e somos respeitados pelos outros quando estamos dispostos a nos comprometer com tarefas e fazer o esforço necessário para ter sucesso.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Linx-O: Magalhães Graça
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Mandora: Mônica Rossi
Abutre: Luiz Feier Motta
Chilla: Ilka Pinheiro
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Aluro: Ricardo Schnetzer
Red Eye: Márcio Simões

Locais em destaque: DarkSide; Floresta da Neblina; SkyTomb; Torre da Justiça.

Veículos: Electro-Charger; Ice Runner; Nave do Snarfinho; ThunderStrike.

Comentário oficial
Ao voltar à Torre da Justiça com comida mexicana, a nave de Snarfinho é congelada e abatida lateralmente por Chilla pilotando o Ice Runner. Mandora, que estava patrulhando as proximidades, percebe isso e imediatamente passa a dar uma multa a Chilla, mas a Lunatak foge. Esse trecho tem tantas “idiossincrasias” que confunde por onde começar. Na primeira temporada tivemos contato com o “purê de maçã” sendo o prato favorito de Lion-O, mas daí para comida mexicana é um imenso salto. Onde será a plantação de milho dos berbils? À sombra da Pirâmide Negra? Qualquer especulação sobre berbils, thunderianos e uma Terra Pós-Apocaliptica não perdoam a piada absolutamente deslocada. Outro fato é de Snarfinho fazer sua vez de deliveryboy usando uma nave interestelar. Oi? Não tinha nada mais prático para buscar tacos? Mesmo um dos pods do ThunderStrike não daria conta? Vai ver deve-se entrar em órbita para perder um pouco do calor do molho picante, que de tão quente, derrete o gelo de Chilla. Multa?! Os Lunataks ameaçam a vida de milhares de seres senscientes, escravizam e matam, mas Chilla será presa por uma multa? Não há palavras para descrever quão desnecessária é essa idiotização da série. E olha que William Overgard não é um principiante, nem na carreira, nem na série.

Mandora então leva Snarfinho para a Torre da Justiça e pede aos ThunderCats para ajudá-la a entrar em DarkSide. Lynx-O concorda e ele monta com Mandora no Electro-Charger para DarkSide. Usando seu Painel Braille portátil, Lynx-O é capaz de guiar os dois com segurança para o reino dos Lunataks. Uma breve síntese: busca-se comida mexicana com uma nave espacial, mas Mandora não pode sobrevoar as Montanhas de Pedras de Fogo e chegar a DarkSide sozinha, tinha que levar um ThunderCat, o único motivo que a faria desviar de uma colossal fonte de thundranium? Só piora.

Lynx-O e Mandora voam direto para a armadilha dos Lunataks e são capturados. Ué, Mandora não patrulhava a região por acaso?A felicidade de Luna por finalmente ter obtido o Painel Braille dura pouco, pois a placa desaparece sozinha. Para extrair informações sobre o Painel Braille de Lynx-O, Aluro encaixa o Visor de Cérebro em Lynx-O e o aciona. Mandora consegue escapar de sua gaiola e liberta Lynx-O da máquina, mas os dois acabam ficando presos dentro de um pequeno foguete que os Lunataks disparam rumo ao espaço sideral. Some-se à multa tortura, assalto e tentativa de assassinato.

Alertado sobre a situação de seus amigos pela Espada Justiceira, Lion-O usa o Olho de Gato da Torre da Justiça para projetar o raio da Espada no espaço sideral e puxar o foguete com segurança para a terra. Lion-O, Lynx-O, Snarfinho e Mandora então levam o ThunderStrike para DarkSide onde Mandora finalmente prende Chilla. Os outros Lunataks não são sequer acusados ou interrogados. Nem cumplicidade tomam. O Planeta Penal Cinza deve estar com superlotação, ou Mandora estava com preguiça mesmo. Só por Jaga para engolir esse argumento. Depois reclamam de ThunderCats Roar.

Crítica de Luciano Marzocca

Curiosidades

  • Apesar de Mandora finalmente prender Chilla neste episódio, a lunatak é vista ainda na ativa e causando estragos nos episódios seguintes.
  • É possível que Chilla tenha escapado do Planeta Penal Cinza de alguma forma.
  • Apesar dos outros Lunataks interferirem nas tentativas de Mandora de prender Chilla e ameaçar ela e Lynx-O, a Caçadora do Mal não faz nenhuma tentativa de prendê-los.

Texto de Luciano Marzocca, baseado em tradução, complementos e adaptações de https://thundercats-ho.fandom.com