53. Barganha de Simiano

Escrito por Lee Schneider

Sinopse oficial
Mumm-Ra convoca Simiano à sua pirâmide para fazer uma barganha: se Simiano roubar a Espada Justiceira, o mago o fará governar de parte do Terceiro Mundo. Disposto a pagar qualquer preço pelo poder, Simiano aceita. Mumm-Ra fornece esferas mágicas ao Mutante, que lhe dão super poderes, permitindo que sitie a Toca dos Gatos. Depois de vencer uma batalha contra Lion-O, ficando magicamente gigante, Simiano captura Lion-O, Snarf e a Espada e retorna para Mumm-Ra. Já na pirâmide, o Senhor dos ThunderCats luta contra Mumm-Ra, contra seu domínio absoluto do Terceiro Mundo. Simiano derrota Mumm-Ra, mas depois é lembrado que seu poder tem um preço: Simiano não poderá sair da pirâmide. O Mutante desiste de seu poder e foge. Lion-O luta novamente contra Mumm-Ra, agora pela posse da espada e o derrota com a ajuda dos outros ThunderCats.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Simiano, movido por um desejo de poder, negocia com Mumm-Ra o controle do setor norte do Terceiro Mundo. Para receber as esferas mágicas do poder, ele promete qualquer preço, não se importando com o que será. Mais tarde, Lion-O usa o impulso de Simiano pelo poder contra ele, desafiando-o a derrotar Mumm-Ra e governar todo o planeta. Quando o Sacerdote do Mal expões que o preço seria sua liberdade, Simiano cede, reconhecendo que não está disposto a pagar um preço tão alto pelo poder.

Simiano cegamente fez uma barganha, ficando tão extasiado com a possível recompensa que deixou de descobrir e considerar o que lhe custaria alcançar seu objetivo. Sempre que selecionamos um objetivo e pretendemos alcançá-lo, fazemos o melhor para reconhecer que teremos que fazer sacrifícios e fazer esforços para alcançá-lo. Devemos considerar se estamos dispostos a pagar o preço, antes de nos comprometermos com a meta. Se ingressarmos em um clube, teremos que participar e compartilhar as tarefas. Se praticarmos um esporte, teremos que praticar, seguir as regras e expressar o trabalho em equipe. Se quisermos tocar um instrumento musical, teremos que aprender e praticar. E se queremos receber boas notas, temos que estudar.

Uma pessoa que geralmente consegue o que se propõe a fazer não é aquela que se compromete além do esforço que está disposto a fazer. Caso contrário, suas tentativas terminam em fracasso ao desistir diante de muito trabalho. Ao assumir um projeto ou objetivo, aprender a considerar o que é exigido antes de se comprometer, e se comprometer totalmente somente quando estiver pronto para fazer o esforço total.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Simiano: Paulo Flores
Mumm-Ra: Silvio Navas

Locais em destaque: Pirâmide Negra, Toca dos Gatos

Veículos: ThunderTanque

Comentário oficial
Durante o decorrer de ThunderCats, cada um dos Mutantes teve pelo menos um episódio dedicado a eles. Assim como Abutre recebe seus 22 minutos de fama em “A Poção do Superpoder”, “Barganha de Simiano” permite que o Mutante símio tome o centro do palco.

Embora a premissa básica do episódio de “fazer um acordo com o diabo” possa parecer bastante simples, o desenho resultante é tudo menos isso. O roteiro inteligente e rígido de Lee Schneider pega a lenda faustiana e a converte em uma emocionante aventura. “Barganha de Simiano” é um paradigma de como usar elementos básicos em todo o seu potencial para alcançar resultados impressionantes. Utilizando apenas nove personagens e dois locais, Schneider consegue criar um episódio sólido sem adicionar enfeites desnecessários.

Nunca se explica por que Mumm-Ra escolheu Simiano dentre todos os Mutantes, mas um pouco de análise de sua natureza mostra porque ele era o melhor candidato para o cargo. Um líder astuto como Escamoso provavelmente teria examinado a oferta de Mumm-Ra, e os cautelosos e covardes Abutre e Chacal provavelmente também teriam suas reservas. Por outro lado, Simiano não é apenas o mais corajoso do grupo, mas também é provavelmente o mais forte quando se trata de combate corpo a corpo. E com a constante humilhação que o primata sofre nas mãos de Escamoso, torna-se evidente que ele aceitaria a oferta de Mumm-Ra num piscar de olhos.

Na maioria dos episódios de ThunderCats, Simiano foi retratado como um idiota desastrado. Desde os ThunderKittens de tamanho pequeno até os outros Mutantes, todos criaram a imagem de mico desse símio. No entanto, neste episódio, Simiano é descrito como um inimigo verdadeiramente temível e poderoso, graças à força ilimitada das Esferas do Poder. A cena emocionante de um babuíno gigante esmagando a Toca dos Gatos com os próprios punhos é uma reminiscência de uma sequência semelhante em “Retorno a Thundera”, onde o Robô de Guerra Plundariano perfura seu caminho até a fortaleza ThunderCat. Isso, juntamente com a relativa facilidade com que Simiano derrota os ThunderCats e o poderoso Mumm-Ra, pintam uma imagem assustadora do símio, algo que o público nunca havia testemunhado antes.

A maneira inteligente pela qual Lion-O convence Simiano a desafiar Mumm-Ra é uma exibição interessante do jovem Senhor usando seu cérebro em vez de seus músculos. Sabendo muito bem que ele não poderia enfrentar o macaco aprimorado sem a Espada Justiceira, Lion-O prefere ter como alvo a insaciável sede de poder de Simiano, e coloca os dois vilões combatendo entre si.

“Barganha de Simiano” é certamente um dos melhores episódios de ThunderCats. Da forte perspectiva e linhas de ação usadas nas cenas de batalha, às dicas sutis de sombra nos personagens, os talentosos animadores da Pacific Animation (PAC) não detiveram nada. Talvez a única queixa que se possa ter com esse episódio seja a maneira anticlimática em que Mumm-Ra é derrotado ao mostrar seu próprio reflexo, uma tática recorrente no programa. Mas essa queixa menor não tira o brilho e a diversão do episódio.

Escrito por Wilycub

Curiosidades

  • O mapa do Terceiro Mundo que Mumm-Ra mostra a Simiano é na verdade baseado no mapa que foi desenhado pelo escritor principal, Leonard Starr, e que foi publicado em alguns anuários de ThunderCats do Reino Unido.
  • Além de Simiano, nenhum outro Mutante aparece neste episódio.
  • Quando Simiano usa as Esferas do Poder contra os ThunderCats, cada uma das esferas se transforma na arma que está sendo usada por esse ThunderCat (nunchaku contra Panthro, bastão contra Cheetara e laço contra WilyKit e WilyKat).
  • Depois que Simiano prende Tygra em uma de suas esferas, ele diz com tristeza: “Os gatos nem sempre caem de pé!”, um óbvio aceno à crença popular de que um gato em queda sempre se endireita e pousa seu corpo sobre os pés.
  • Se WilyKit e WilyKat não tivessem interrompido Mumm-Ra durante sua segunda transformação, esse seria um caso raro da múmia maligna se transformando em sua forma eterna duas vezes em um episódio.
  • O escritor do episódio, Lee Schneider, disse: “Escolhi Simiano para esta história porque ele parecia o mais ingênuo e mais provável de aceitar uma barganha oferecida pelo diabólico Mumm-Ra” (fonte: documentário Hear the Roar).

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca