94. A Volta às Origens – Quarta Parte

Escrito por Peter Lawrence

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Mumm-Ra usa Escamoso e Abutre para levar os ThunderCats aos Canyons da Juventude, onde eles são devolvidos à infância.

Como Mumm-Ra está fugindo com o baú contendo o Tesouro de Thundera, a Espada Justiceira ganha vida e destrói o baú, espalhando todas suas partes por Nova Thundera. O único artefato que restou com Mumm-Ra foi o Livro dos Presságios, que ele leva consigo para sua pirâmide.

Logo, Escamoso e Abutre caem no Planeta Thundera no Rato Estelar. Mumm-Ra convoca os dois para sua pirâmide via Ma-Mutt e, em seguida, dá a eles o Livro dos Presságios por segurança. Ele então coloca um feitiço mágico sobre os Mutantes que os protegeria de quaisquer perigos que pudessem encontrar nos locais traiçoeiros de Nova Thundera.

O que os dois Mutantes não sabem é que Mumm-Ra deu a eles um Livro de Presságios falso, a fim de enviar os ThunderCats em uma perseguição selvagem atrás deles. Isso daria tempo a Mumm-Ra para decifrar os segredos do livro. Os ThunderCats mordem a isca e imediatamente seguem-nos no Feliner. Escamoso e Abutre os conduzem pelas Cavernas do Frio, onde os motores do Feliner congelam, forçando os ThunderCats a continuar a perseguição a pé. Os gatos acabam nos Canyons da Juventude, onde Panthro, Tygra, Cheetara, Snarf e Snarfinho regridem à infância. Apenas Lion-O permanece inalterado devido à proteção oferecida a ele pela Espada Justiceira.

Lion-O então usa a espada para dar aos “ThunderCubs” o conhecimento dos ThunderCats e de si mesmo. Quando Ma-Mutt ataca Lion-O, Tygra usa a Flauta Mágica que Cheetara havia encontrado anteriormente para acalmá-lo. Pela Espada Justiceira, Lion-O descobre que os ThunderCats que permaneceram no Terceiro Mundo foram capturados pelos Lunataks. Ele então instrui os ThunderCubs a levar o Feliner para o Terceiro Mundo e resgatar seus companheiros de equipe, mas Mumm-Ra aparece antes que eles possam decolar.


Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Não se pode esperar que tudo que façamos seja um sucesso instantâneo, esse desejo leva a decisões precipitadas. Há circunstâncias em que devemos agir rapidamente, outras em que ser cautelosos é o melhor caminho. Diferenciar uma da outra é uma Arte, de deve ser aprendida a fim de evitar danos. Quanto maior o perigo, mais planejamento é necessário.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Ricardo Juarez
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Oberdan Júnior
Jaga: Garcia Neto
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Linx-O: Magalhães Graça
Bengali: Marco Antônio Costa
Pumyra: Miriam Ficher
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: somente sons e grunhido
Escamoso: André Luiz Chapéu
Abutre: Luiz Feier Motta
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Aluro: Ricardo Schnetzer
Chilla: Ilka Pinheiro
Red Eye: Márcio Simões
Tug Mug: Luiz Brandão

Locais em destaque: Nova Pirâmide NegraNova Thundera, Terceiro Mundo, Torre da Justiça, SkyTomb, Cânion da Juventude

Veículos em destaque: Feliner, Rato Estelar, Ice Runner

Comentário oficial
Os Mutantes chegam e Mumm-Ra os faz esconder um Livro de Presságios, levando os ThunderCats na direção errada de uma forma mais do que previsível, fácil demais.

Os Thundercats vão atrás deles através das Cavernas do Frio. Eles seguem em direção ao Cânion da Juventude, mas devido aos efeitos do lugar, Panthro, Cheetara, Tygra, Snarf e Snarfinho são transformados em “ThunderCubs”, algo como “ThunderPirralhos”. Lion-O já tinha passado pela experiência de rejuvenescer à tenra idade, dessa vez foi a oportunidade dos ThunderCats mais velhos. Dentro da premissa de exploração de um novo planeta, pareceu um desvio de história. Talvez, na opinião de Lawrence, que sempre escreveu episódios mais leves, estivesse num caminho sombrio demais. Eu considerei um desserviço a uma história já problemática. Para continuar no rumo estranho, um “deus ex-machina” também previsível: Lion-O usa a Espada Justiceira para se proteger dos efeitos e para dar entendimento aos ThunderCubs.

Enquanto isso, no Terceiro Mundo, Chacal, Simiano e os Lunataks atacam a Toca dos Gatos e capturam Bengali e Wilykit. Lion-O descobre o aprisionamento dos companheiros e decide enviar os ThunderCubs ao resgate. Nem é preciso argumentar o quanto isso é temerário no mínimo, e estúpido para ser justo. Ele mesmo tenta obter o Livro dos Presságios de Mumm-Ra, que até ali não seria uma prioridade, pois o Sacerdote do Mal teria que possuir todas as relíquias para produzir algum mal de verdade.

Snarf decide ficar com Lion-O e os outros ThunderCubs preparam o Feliner para a viagem, mas Mumm-Ra chega e ataca os ThunderCubs.

O episódio todo é uma colcha de retalhos de ideias já exploradas à exaustão: a versão babies, a Espada dando um jeito no que não tem jeito, os Mutantes sendo oportunistas para conseguir algum êxito… até o que funciona é mais do mesmo.

Episódio “água no feijão” apenas para manter arcos de cinco episódios quando se faz os múltiplos. Quisera eu Peter Lawrence tivesse lembrado que “Feliner” também existiu, com uma consistência excelente e feito em apenas duas partes.

Escrito por Luciano Marzocca

Curiosidades
Neste episódio vemos pela primeira vez a Flauta Mágica, um dos itens que compõem o Tesouro de Thundera;

Este é o quarto episódio em que vemos Tygra sendo amarrado usando sua própria boleadeira, sendo os três primeiros “Mongor”, “Dimensão da Perdição” e “A Maligna Harpa de Charr-Nin”. Lion-O usaria esse mesmo método para desabilitá-lo no futuro episódio “Corrente da Lealdade”.

Texto de Luciano Marzocca com referências de thundercats.org, https://thundercats-ho.fandom.com/ e https://thundercats.fandom.com/