8. A Torre das Armadilhas

Escrito por Leonard Starr

Sinopse oficial
Wilykit e Wilykat vão ao auxílio de um amigável wollo que está sendo roubado por duas criaturas semelhantes a gárgulas. Uma perseguição leva Wilykat a se tornar prisioneiro na Torre das Armadilhas do Barão Karnor. Lion-O vem ao resgate depois de superar uma série de armadilhas do mal (octopoides, poços de ácido, pêndulos com lâminas ameaçadoras). Ele confronta e derrota os gárgulas vivos e salva Wilykat, com a ajuda dos ThunderCats.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Uma pegadinha aplicada em alguém, como Lion-O aplica em Snarf, não é necessariamente engraçada, quando vista da perspectiva do outro. Antes de jogar, é importante colocar-se no lugar da outra pessoa. Da mesma forma, é importante estar ciente dos motivos das ações dos outros. Os pais ou idosos preocupam-se conosco não necessariamente porque não confiam em nós, mas porque se preocupam conosco. É importante expressar sentimentos que podemos ter pelos outros para que eles precisem saber o que estamos sentindo. Neste episódio, Wilykit e Snarf expressam sentimentos por Wilykat e Lion-O.

A ganância ou ser avaro por recursos materiais é, em última instância, um desperdício e um caminho para a destruição. As coisas devem ser usadas corretamente para fins produtivos, não seladas e preservadas, como os tesouros que o Barão Karnor acumulou. Do mesmo jeito, sentimentos e emoções positivas para as pessoas que se preocupam conosco devem ser expressas e compartilhadas com elas, não escondidas dentro de nós. Devemos tentar estar conscientes dos sentimentos que os outros têm e ser considerados por eles.

A sensibilidade social é a capacidade de perceber com precisão e compreender o comportamento, os sentimentos e os motivos de outros indivíduos. Em geral, a sensibilidade social aumenta à medida que as crianças envelhecem e a pré-adolescência é um período em que o crescimento extensivo dessa habilidade ocorre. A sensibilidade social também aumenta à medida que a inteligência aumenta. As crianças socialmente sensíveis são vistas como mais ajustadas socialmente por colegas e professores, especialmente em sua liderança e amizade (Rothenberg, 1970).

OTHENBERG, B. Children’s social sensitivity and the relationship to interpersonal competence, interpersonal comfort, and intellectual level. Developmental Psychology, 1970, 2, 335-350.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Viajante Wollo: Orlando Drummond
Casal Wollo, octopoide, Barão Karnor: personagens mudos, sons mantidos do original em inglês.

Veículos em destaque:  Thundertanque.

Locais em destaque: Torre do Barão Karnor.

Comentário oficial
Um dos primeiros episódios de ThunderCats, “A Torre das Armadilhas” representa um esforço aparentemente consciente para integrar ainda mais os ThunderCats ao seu planeta adotivo, o Terceiro Mundo, tornando-os mais como “novos vizinhos” do que estrangeiros. Também parece haver um grande esforço para quebrar gentilmente a rotina dos heróis felinos ao largo de seu conflito com os Mutantes e Mumm-Ra, enquanto este sempre seria o tema principal da série (com o LunaTaks adicionado na mistura na temporada 2. No entanto, também haveria vários episódios fortes notáveis ​​pela ausência completa dos principais adversários dos ThunderCats, e este é um dos primeiros exemplos disso. Outro fator notável é que, se exibir os episódios por ordem de produção (em vez de data de veiculação), este é de fato o segundo episódio em uma linha a não apresentar Mumm-Ra ou os Mutantes.

No entanto, ao contrário de “O Terror do Mão-de-Martelo”, em que se mostra Lion-O e os outros enfrentados  Mão-de-Martelo e os Raivosos/Berserkers, esse episódio é muito diferente, pois mostra Lion-O e os Thunderkittens lutando não contra um vilão, mas contra um edifício carregado de armadilhas construído por um barão ladrão maligno, que mais tarde é mostrado como falecido. Enquanto os ThunderCats têm que lutar contra as gárgulas de pedra do Barão, estes são meros personagens. O principal vilão do episódio, Barão Karnor, é frequentemente mencionado, mas mal visto, embora se possa argumentar que o principal vilão do episódio é de fato a própria torre.

Este é o primeiro episódio de ThunderCats a focar nos Thunderkittens, e, na verdade, consegue fazê-lo de uma maneira muito realista e crível. Encurralados no Terceiro Mundo e se esforçando para construir uma nova vida para si no planeta, os ThunderCats usam suas próprias habilidades individuais para sobreviver – enquanto, em episódios posteriores, Wilykit e Wilykat serão tratados pelos antigos ThunderCats como crianças (muitas vezes se comportam de forma impetuosa e imatura, conforme as idades retratadas), em “A Torre das Armadilhas”, os vemos em uma posição de responsabilidade, a saber, ajudar Tygra a mapear o Terceiro Mundo, função esta que os “gatinhos tomam a sério”. Embora seja um pequeno detalhe, esta é uma peça encantadora de caracterização realista, pois Tygra, responsável e de nível normal, seria o provável ThunderCat para sugerir mapear o Terceiro Mundo, e os Thunderkittens (sem habilidade técnica ou arquitetônica, mas altamente ágeis e entusiasmados) sejam os candidatos perfeitos para ajudar nisso.

Outro elemento que torna este episódio interessante é o aparecimento de Lion-O e dos  Thunderkittens. Antes da chegada dos ThunderCats ao Terceiro Mundo, é fácil imaginar que os três se teriam observado uns aos outros como iguais, sendo de idades semelhantes. Talvez por causa disso, quando os ThunderCats pousaram e emergiu Lion-O de sua cápsula de suspensão como o Senhor dos ThunderCats (totalmente crescido), Wilykit e Wilykat inicialmente zombaram dele por sua liderança grandiosa e autoconfiante. Neste episódio,  se vê duas coisas – primeiro que os Kittens aceitaram claramente o conceito de Lion-O como um dos ThunderCats mais velhos e, em segundo lugar, se vê Lion-O tratando os Thunderkittens (particularmente Wilykit) mais como iguais ao invés de como crianças. Isso contrasta com episódios posteriores como “O Problema com os Thunderkittens” do final da temporada 1, onde as diferenças de idade entre Lion-O e os Kittens são exploradas muito mais para os propósitos da história, tanto em termos de maturidade exibido por Wilykit e Wilykat na história, quanto na relação entre eles e Lion-O.

Embora existam episódios mais fortes do que este, “A Torre das Armadilhas” é realmente divertido e emocionante, uma excelente vitrine para os muitos perigos que os ThunderCats devem enfrentar no Terceiro Mundo. É um outro capítulo que mostra a conquista das pessoas do seu planeta adotivo (neste caso os Wollos) e outra grande história em si própria.

Escrito por Chris (He-Fan)

Curiosidades

  • Este episódio mostra a primeira aparição de mais uma raça do Terceiro Mundo, os Wollos. Curiosamente, o Wollo que os Thunderkittens encontram é deixado sem nome no episódio e posteriormente. Ele é conhecido simplesmente como o “viajante Wollo”.
  • Uma das cenas apresentadas neste episódio é da natação de Lion-O sem camisa. Embora tenhamos um vislumbre de Lion-O apenas parcialmente vestido no episódio “Pumm-Ra”, onde o vemos dormir enquanto Pumm-Ra sabota a Toca dos Gatos, esta é a primeira vez que vemos uma cena de corpo inteiro de Lion- O parcialmente vestido desde o piloto dos ThunderCats, e a primeira vez em sua forma adulta! Qualquer forma de desvio de fantasia para Lion-O seria muito rara durante o resto da série, tornando esta pequena cena ainda mais especial.
  • Embora não seja conhecido pelo nome no próprio episódio, a criatura semelhante ao polvo que o Lion-O luta contra na torre do Barão Karnor é conhecida como Octopoide apenas.
  • Na maioria dos episódios dos ThunderCats, a principal forma dos Thunderkittens atacarem ou se defenderem são os seus pellets especiais e outros truques. Neste episódio, no entanto, vemos Wilykit empregar um “ataque único” em duas ocasiões distintas: na vez em que luta contra as gárgulas do Barão Karnor e, novamente, ao tentar evitar as armadilhas na torre do Barão.
  • Ao final deste episódio, Lion-O e os Thunderkittens estão presos com Barão Karnor (ou o que resta dele). A imagem do cadáver podre do Barão, embora obviamente atenuada para o público-alvo do programa, é, no entanto, uma das imagens mais gráficas vistas em toda a série.​

Texto extraído de thundercats.org com tradução e adaptações de Luciano Marzocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *