81. Ilha da Revolta

Escrito por George Hampton
e Mike Moore

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Sinopse oficial
Na Ilha da Revolta, Mumm-Ra supervisiona a coleta de cristais mágicos feita pelos Mutantes para abastecer o Farol da própria Ilha, um feixe de luz que tem poderes de controle da mente. Lion-O e Snarf veem a luz e investigam sua origem. Mumm-Ra direciona o feixe para os ThunderCats, e Panthro, Cheetara e Pumyra são vítimas de seus efeitos. Cheetara leva o Feliner, e Panthro e Pumyra pegam o HoverCat e seguem o feixe de luz para a Ilha da Revolta. Lion-O, Snarf, Cheetara, Pumyra e Panthro chegam na ilha ao mesmo tempo, e todos, exceto Snarf, são hipnotizados pelo raio e o seguem até sua fonte. Snarf, no ThunderClaw, retorna à Torre da Justiça para buscar ajuda. Mumm-Ra e os Mutantes dominam os ThunderCats e os prendem em uma gaiola de raios de luz. Lutando contra o poder dos feixes de luz, um fraco Lion-O usa suas últimas forças para enfiar a Espada Justiceira na pedra perto da gaiola, para que nenhum mal a use. Lynx-O, Bengali, Snarf e Snarfinho chegam no ThunderStrike e são atacados pelos Mutantes. Lynx-O consegue remover a Espada da pedra e dá-la a Lion-O; ele é capaz de projetar o sinal dos ThunderCats. O poder da Espada liberta os ThunderCats do feitiço do Farol, e eles derrotam Mumm-Ra e os Mutantes.

Moral da História
Enquanto voava em patrulha, Lion-O é atraído por um feixe de luz que veio de um farol, o Farol da Ilha da Revolta. A construção usa cristais para emitir um poder hipnótico controlando a mente de quem o vê para acreditar no que o portador dos cristais quiser. Panthro, Cheetara e Pumyra são irresistivelmente atraídos pela luz e se juntam a Lion-O na Ilha. Todos eles caem sob o controle de Mumm-Ra e dos Mutantes por meio dos cristais, e a Espada Justiceira fica incrustada numa pedra. Snarf, no entanto, que acompanhou Lion-O, não é afetado pelo feitiço e leva o ThunderClaw de volta para a Torre da Justiça para obter ajuda. Lynx-O, cuja cegueira o protege da luz, planeja uma missão de resgate, convocando Bengali para pilotar com os olhos vendados; Snarf e Snarfinho, não afetados, como guias. Quando o ThunderStrike é atingido pelas armas dos Mutantes, Bengali se separa em um pod para desviar os Mutantes e permitir que os outros completem a missão. Tendo removido sua venda, Bengali cai no feitiço do Farol e é capturado. Lynx-O e os Snarfs continuam, recuperam a Espada Justiceira e ordenam que destruam o Farol e libertem os ThunderCats escravizados. Vendo-os livres, os Mutantes recuam para seu castelo, e um enfraquecido Mumm-Ra para sua pirâmide.

O feitiço criado pelo Farol da Ilha da Revolta faz com que suas vítimas sejam presas por limites que existem apenas em suas mentes. Limitações auto-impostas também podem restringir nossas vidas. Podemos não competir por um prêmio ou tentar entrar em uma equipe porque não achamos que somos bons o suficiente. Estamos dispostos a aceitar uma nota inferior em uma matéria porque não achamos que somos inteligentes o suficiente para obter uma nota mais alta. Não procuramos fazer amizade com quem queremos porque sentimos que as pessoas não se importam conosco. As atitudes que carregamos sobre nós mesmos e nossas habilidades se relacionarão com as metas que estabelecemos e como nos engajamos positivamente na ação para atingir essas metas. Sermos negativos sobre nós mesmos e muito autocríticos nos leva a nunca tentar. Snarf e Snarfinho não estão sujeitos ao feitiço neste episódio porque, apesar de suas dúvidas às vezes, eles são criaturas otimistas. Eles sentem que, se tentarem e forem confiantes, cumprirão os objetivos traçados de acordo com suas habilidades, mesmo estando em desvantagem. Você pode aprender com eles, recusando-se a colocar em nosso caminho os obstáculos criados por nossos próprios pensamentos negativos e acreditando que podemos cumprir os objetivos que desejamos. Se não esperamos ter sucesso em uma tarefa, geralmente não teremos. A atitude que assumimos em relação a nós mesmos e às nossas habilidades tem grande impacto no resultado. Tanto a competência quanto a autoconfiança são valiosas para nós.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Escamoso: André Luiz “Chapéu”
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luis Feier Mota

Locais em destaque: Ilha da Revolta; Torre da Justiça.

Veículos: Feliner; HoverCat; Máquina Voadora; SkyCutter; ThunderClaw; ThunderStrike.

Comentário oficial
Com a ajuda dos Mutantes, Mumm-Ra é capaz de localizar cristais hipnóticos especiais e usá-los para alimentar o Farol da Ilha da Revolta. OFarol emite raios de luz hipnóticos que hipnotizam Lion-O, Panthro, Pumyra e Cheetara que estavam testando seus veículos nas proximidades. Todos são atraídos para a ilha, onde sucumbem aos poderes de sugestão do Mutante e acabam sendo aprisionados dentro de uma cela imaginária. Tudo bem, o típico caso de coincidências das séries da década 1980 que nunca eram questionadas. Tudo no tempo certo para desenrolar uma trama.

Snarf, que é imune aos raios do Farol, voa com o ThunderClaw até a da Justiça para obter ajuda. Junto com Lynx-O, Snarfinho e um Bengali vendado, Snarf pilota o ThunderStrike para a Ilha da Revolta. O argumento da deficiência de Lynx-O ser uma momentanea vantagem começa a se esgotar. O que dizer então de colocar os Snarfs como criaturas moralmente superiores? Parece que os argumentistas dos ThunderCats encararam, nessa segunda temporada, o dilema do “os fracos também são poderosos” com muita ênfase. Não é inválido, mas começa a ficar repetitivo demais. Por falar em repetição, por que mesmo usar um farol hipnótico e os Mutantes, se um único Lunatak resolveria isso?

No caminho, os ThunderCats são emboscados pelos Mutantes em seus veículos voadores, e Bengali se sacrifica para permitir que seus três amigos completem o resgate. Assim que remove a venda, Bengali também cai no transe do Farol, quebra seu pod e também é preso.

Lynx-O pega a Espada Justiceira e a joga no Farol, quebrando-a em pedaços. No entanto, como os ThunderCats estiveram sob seu feitiço por muito tempo, eles ainda continuam em seu transe hipnótico. Lion-O então invoca toda a sua força de vontade para chamar a espada em sua mão e usá-la para quebrar o feitiço sobre todos os ThunderCats. Enquanto Mumm-Ra e os Mutantes recuam, os ThunderCats voltam para casa, onde Panthro não perde tempo construindo alguns óculos de proteção para os Cats, caso Mumm-Ra tente usar o Beacon novamente.

Tecnicamente, o episódio tem lindos momentos, como o uso das luzes do Farol. As cenas de ação são boas, a batalha aérea mostra a vantagem dos Mutantes pela experiência, o que a torna bem verossímil. O perigo é real e imediato. As perspectivas dos desenhos estão muito caprichadas. Todas elas. Mas a repetição de argumentos (repito: ainda que válidos) torna o episódio cansativo.

Crítica de Luciano Marzocca

Curiosidades

  • Tygra está inexplicavelmente ausente deste episódio;
  • Além dos Snarfs, parece que Mumm-Ra também é imune aos efeitos da luz do Farol.

Texto extraído de https://thundercats-ho.fandom.com com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca