74. Mumm-Ra Vive! Quarta Parte

Escrito por Leonard Starr

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Os Antigos Espíritos do Mal concedem a Mumm-Ra a restauração de seus poderes. Transformado no “O Eterno”, Mumm-Ra testemunha a chegada da nave Espacial de Snarfinho ao Terceiro Mundo. Com ela estava fora do curso, os Lunataks travam um raio trator nela e, uma vez que pousa, capturam Snarfinho. Os ThunderCats usam o ThunderStrike para resgatar o novo captivo dos Lunataks. Lion-O usa a Visão Além do Alcance da Espada Justiceira e localiza seu aliado preso congelado por Chilla. Convocando os outros ThunderCats, Lion-O ataca Chilla e, junto com os outros ThunderCats, consegue resgatar Snarfinho. Testemunhando a derrota do Lunataks mais uma vez, Mumm-Ra conclui que ele mesmo deve destruir os ThunderCats.

Moral da História
Snarfinho se encontra em meio à adversidades e é capaz de enfrentá-las com eficácia. Primeiro, ele corre o risco de sofrer uma avaria na sua nave espacial. Então ele é perseguido pelos Lunataks em Darkside. Mas Snarfinho usa seu otimismo e seu senso de autoafirmação para conter seus medos. Pensando positivamente, ele mantém conversas consigo mesmo, nas quais se convence do plano de ação adequado e encontra a coragem para realizá-lo. Usando as técnicas de autoinstrução e automonitoramento, Snarfinho consegue evitar que sua nave queime, e mais tarde contribui para confundir os Lunataks e ajudar seu próprio resgate pelos ThunderCats.

Auto-monitoramento e auto-instrução são meios importantes pelos quais podemos aprender a controlar e regular nosso comportamento. Quando confrontado com uma tarefa imponente, ajuda a nossa concentração falar internamente para nós mesmos e “treinar” a nós mesmos com declarações positivas úteis, como “eu posso fazer isso” ou “eu já fiz coisas assim antes”. Ao enfrentar uma tarefa na qual teremos muitas distrações, podemos dizer: “não vou desviar o olhar” ou “vou prestar atenção no que estou fazendo”. Ao monitorarmos e nos instruirmos, ajudamos nossa capacidade de realizar tarefas com sucesso e controlar comportamentos indesejados.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Luna: Sônia Ferreira
Amok: N/C
Alluro: Paulo Pinheiro
Red-Eye: Márcio Simões
Chilla: Ilka Pinheiro
Tug Mug: Ionei Silva
Bestiais: N/C
Bolkin: Ricardo Schnetzer
Wollo: Orlando Drummond

Locais em destaque: Colmeia Gigante; DarksideFloresta da NeblinaSkytombToca dos GatosTorre da Justiça.

Veículos: Nave do Snarfinho; ThunderStrike.

Comentário oficial
As origens do termo “coadjuvante” podem ser rastreadas desde o início do século XIX. Na história literária, os ajudantes muitas vezes foram inventados e empregados por escritores para uma infinidade de propósitos. Servindo como um companheiro para o protagonista principal, o ajudante muitas vezes ajuda o herói a escapar de situações difíceis, auxilia na concretização do plano do herói ou mesmo transmite alguma sabedoria ao herói.

No entanto, o papel mais comum desempenhado por um companheiro é servir como um alívio cômico. Injetar humor em uma situação tensa é uma tarefa que os coadjuvantes desempenham desde os tempos de Shakespeare. Embora sempre populares com o público, os ajudantes geralmente não conseguem ter sucesso quando recebem todo o destaque. É apenas um escritor muito corajoso ou muito ingênuo que arriscaria elevar o ajudante ao status de herói e dar ao companheiro mais tempo na tela.

O escritor Leonard Starr faz exatamente isso na quarta edição de sua pentalogia “Mumm-Ra Vive!”, dando ao companheiro dos ThunderCats, Snarfinho, a maior parte da exposição. O episódio começa com uma cena da pirâmide de Mumm-Ra, onde a múmia malévola invoca os Antigos Espíritos do Mal. Os Espíritos respondem e as quatro estátuas gigantes na câmara de Mumm-Ra ganham vida e conferem seu poder ao Sacerdote do Mal. Esta é a primeira vez na série que os Espíritos Antigos do Mal fazem isso e a cena deles girando em torno de Mumm-Ra enquanto o nutrem com sua energia maligna é assustadora e inspiradora.

Com suas baterias totalmente carregadas, Mumm-Ra se move para seu caldeirão, onde observa a nave de Snarfinho se aproximando do Terceiro Mundo. Os ThunderCats estão se comunicando com Snarfinho da Torre da Justiça quando um defeito faz com que sua nave saia do curso e colida com Darkside. Infelizmente para o pequeno companheiro, os Lunataks também estavam monitorando sua nave e saíram para capturá-lo. Lion-O, Snarf e os três novos ThunderCats chegam a tempo de resgatar Snarfinho. Depois de um breve encontro com os Lunataks, pela primeira vez foram os bravos heróis que bateram em retirada. Esta acabou sendo uma decisão sábia, visto que eles não tinham nenhuma chance de derrotar a maior força dos Lunataks em sua própria casa!

Os espectadores têm novamente um vislumbre dos poderes dos Lunataks e aqui é a visão de Red Eye e o hálito gelado de Chilla que estão em destaque. Curiosamente, o Red Eye é apresentado como uma espécie de contraste com o Lynx-O. Enquanto o ThunderCat não tem visão, o Red Eye possui visão aprimorada, capaz de ver em muitos espectros. O Lunatak tem uma acuidade óptica tão elevada que pode visualizar até mesmo os sinais que emanam do Painel Braille de Lynx-O.

O episódio acaba sendo um tanto decepcionante, já que o personagem-título Mumm-Ra só aparece brevemente nele. Starr provoca o público ao devolver Mumm-Ra à sua glória eterna no início do episódio, mas deixa suas expectativas em suspenso quando ele não apresenta o vilão novamente até o final. Este é essencialmente o episódio de Snarfinho e aqueles que não são fãs fervorosos do mais jovem ThunderCat não ficarão impressionados com ele.

Escrito por Wilycub

Curiosidades

  • Os escravizados Wollo e Bolkin, que escaparam das garras dos Lunataks em “Mumm-Ra Vive! Segunda Parte”, estranha e inexplicavelmente aparecem de volta ao cativeiro dos Lunataks.
  • A colmeia gigante que Snarfinho encontra enquanto foge dos Lunataks também apareceu no episódio “Dividir e Conquistar”.
  • Este é o primeiro episódio em que vemos a nave de Snarfinho.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca