87. A Honra de Hachiman

Escrito por J. Larry Carroll

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Sinopse oficial
Luna engana Hachiman para ajudá-la, alegando que seu pequeno tamanho e fraqueza física a impedem de voltar para casa durante uma tempestade do Terceiro Mundo. Hachiman se dispõe e a leva para a Caverna de Gelo. Lá, Aluro e Chilla o atacam. Preso no Vale das Correntes, Hachiman perde sua espada, a Thunder-Cortadora, e sua honra para os Lunataks. Os vilões ainda constroem um Autômato e programam a máquina para carregar a espada de Hachiman. O Automaton ataca Lion-O e os outros Thundercats. O verdadeiro Hachiman derrota o Automaton, recuperando a Thunder-Cortadora, que, como a Espada Justiceira, não pode ser usada para fins malignos.

Moral da História
Honra significa fidelidade ao que é certo e o respeito demonstrado àqueles que manifestam excelência de caráter. Hachiman, que compartilha com os Thundercats um rígido código de honra e é merecedor dessa estima, sente neste episódio que seu respeito se perde quando os Lunataks roubam sua espada, a Thunder-Cortadora. Ele ficou extremamente desconcertado, tanto com a perda de sua espada quanto com a perda de sua honra. Ele descobre, no entanto, que os Lunataks criaram um autômato e o armaram com sua espada. A espada não pode distinguir o bem do mal, porque é usada por uma máquina que não tem consciência. Mas quando Hachiman, com seu agudo senso de moralidade, consegue tocar a espada, ela responde a ele e o autômato é destruído.

A figura de Hachiman nos lembra o valor do conceito de honra como fidelidade ao que é certo. Nossa capacidade de seguir um código de honra depende de desenvolvermos uma consciência forte, a faculdade de discernir o certo do errado e aplicá-lo em nossas próprias vidas cotidianas. Às vezes, somos confrontados com escolhas em relação à honra, fazendo o que sabemos ser certo. A escolha pode envolver um sacrifício, como relatar alguma irregularidade ou devolver um prêmio porque descobrimos que violamos involuntariamente uma regra ou não fomos elegíveis para o prêmio. Podemos optar por evitar a ação necessária ou podemos seguir nossa consciência e fazer a coisa honrosa. Só assim podemos sentir o respeito próprio e merecer a estima que é devida àqueles que agem com honra.

A espada de Hachiman também é um lembrete neste episódio, significando os símbolos que escolhemos para atingir um fim. Somente quando Hachiman o dirigiu, sua força foi usada corretamente em nome de meios justos e honrados. Devemos cuidar não apenas para desenvolver uma consciência forte, mas também garantir que os cursos de ações que tomamos em nossas vidas estejam de acordo com fins justos e nobres.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Oberdan Júnior
Snarfinho: Márcio Simões
Lynx-O: Magalhães Graça
Hachiman: Garcia Jr.
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Aluro: Ricardo Schnetzer
Chilla: Ilka Pinheiro
Tug Mug: Ayrton Cardoso
Red Eye: Márcio Simões
Automaton: sem falas
Automaton do Snarfinho: Márcio Simões

Locais em destaque: DarkSide; Skytomb; Torre da Justiça; Vale das Correntes.

Veículos: HoverCat; Pranchas Espaciais.

Comentário oficial
Enquanto atravessa uma tempestade feroz até a Torre da Justiça, Hachiman ouve os gritos de socorro de alguém. Esse alguém acaba por ser Luna, que Hachiman não sabe que é a líder dos malvados Lunataks. Fingindo ser uma donzela em perigo, Luna atrai Hachiman para uma caverna próxima, onde Aluro o hipnotiza e Chilla o congela. Os Lunataks tiram sua espada, a Thunder-Cortadora, e a entregam à sua última criação, o Automaton, um samurai robótico. Quanto a argumento, esse episódio não é nenhuma pérola. Hachiman tem três participações na série, e não aprende nada de uma para outra. É incrível como ele continua rígido na sua leitura do bushido e como é fácil de ser enganado pelos vilões.

Enquanto o samurai e seus salvadores caminham em direção a DarkSide, o grupo passa pelo Vale das Correntes e imediatamente é amarrado pelas correntes sencientes. Bom momento de ação, divertido e com animação muito boa. Apesar de ser encaixado na jornada de volta, o enredo perde força quando um problema secundário sem ligação direta com a moral a ser transmitida aparece. Mas como o plot principal é Hachiman sendo feito de otário de novo, então não ficou ruim.

Luna então envia Automaton para atacá-los. Armado com a Thunder-Cortadora, o robô prova ser um oponente muito difícil, mesmo para Lion-O e a Espada Justiceira. Eventualmente, Hachiman se junta à luta e assim que ele toca a lâmina de sua própria espada, ela reconhece seu verdadeiro mestre e destrói Automaton. Em nenhum momento anterior foi mencionado que a Thunder-Cortadora tinha alguma forma de consciência. Isso cria uma cratera de continuidade canônica, já que nas outras duas aparições Hachiman fez muito mais mal do que bem, e a espada “ficou quietinha”.

Hachiman e os ThunderCats então levam os Lunataks para a mesma caverna e os enterram sob uma avalanche de neve e gelo antes de voltar para casa. Dentro da Torre da Justiça, Snarfinho tenta sem sucesso criar seu próprio Automaton, provando mais uma vez ser o Scooby-Loo do Terceiro Mundo.

Episódio sofrível.

Crítica por Luciano Marzocca

Curiosidades

  • Hachiman é mostrado ainda vivendo no Terceiro Mundo, apesar do fato de que em “ThunderCats Ho! – Part V” Jaga afirmou que Hachiman foi banido de volta ao seu próprio período de tempo por Mumm-Ra.

Texto de Luciano Marzocca, baseado em tradução, complementos e adaptações de https://thundercats-ho.fandom.com