68. ThunderCats-Ho Terceira Parte: Avalanche

Escrito por Leonard Starr

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Ao tentar pulverizar Lion-O com o Fistpounder, Simiano inadvertidamente causa uma avalanche que enterra Lion-O vivo. Snowman, Snowmeow e a Espada Justiceira juntos libertam-no a tempo de repelir outro ataque Mutante. Enquanto Snowman persegue Simiano, Lion-O vai atrás de Escamoso, jogando o reptiliano atarracado para fora do SkyCutter e assumindo o controle do veículo.

Panthro chega ao ThunderTanque bem a tempo de ajudar o Snowman, que está lutando sozinho contra o Mergulhador e o Fistpounder. Infelizmente, Ratar-O também aparece em cena e põe as probabilidades de volta a favor dos Mutantes ao explodir o ThunderTanque com o VariCanhão.

Nas Montanhas de Pedras de Fogo, Escamoso e Chacal chegam para tomar posse dos três prisioneiros thunderianos do Capitão Shiner. Os dois mutantes então aprisionam o trio em uma cela dentro de uma caverna localizada na montanha.

Enquanto isso, Lion-O entra na pirâmide de Mumm-Ra, sem saber que a Múmia está observando cada movimento seu. Ao tentar alcançar a câmara do poço, ele é atacado primeiro por Ma-Mutt e depois por sarcófagos de múmia que ganharam vida. Os envoltórios mumificam Lion-O da cabeça aos pés.

Moral da História
A temática focada nos temas mais caros da série – justiça, verdade, honra e lealdade – continua firme, principalmente nas cenas com os novos thunderianos. Mesmo que ele não estivesse lá para ver nada disso, Lion-O vai ter ciência disso ao avaliá-los como candidatos a ThunderCats. Seus esforços contínuos para se libertarem são a melhor evidência de que a avaliação de Lion-O está totalmente correta.

Este episódio também apresenta alguns momentos agradáveis com os personagens. Lion-O notando que Tygra é “muito bom nisso” enquanto tenta desviar o SkyCutter da linha de fogo do HoverCat está certo, especialmente após o próprio Tygra coçar a cabeça nas manobras evasivas do SkyCutter. Os thunderianos, entretanto, continuam a demonstrar lealdade feroz e determinação em seus esforços para escapar. [4] Pumyra mostra isso melhor quando Escamoso maltrata e insulta Lynx-O. Seu severo “Lynx-O não pode ver!”, seguido por seu agressivo “lide com isso, réptil!” enquanto ela dá um chute nele, faz esse revisor querer se levantar e torcer todas as vezes. Os Mutantes também têm alguns momentos dignos de nota, incluindo o orgulho de Abutre no Fistpounder, a análise perspicaz de Ratar-O das táticas de Panthro e a indicação sarcástica de Escamoso da preguiça de Chacal.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Escamoso: André Luiz Chapéu
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luiz Feier Motta
Snowman: Antônio Patiño
Snowmeow: N/C
Ratar-O: Márcio Simões
Capitão Shiner: Jomeri Pozzoli
Tripulante Prussiano 1: Marco Antônio Costa
Tripulante Prussiano 2: José Santa Cruz

Locais em destaque: Toca dos Gatos; Pirâmide Negra; Montanha Gancho; Montanhas das Pedras de Fogo.

Veículos: Rato Estelar; SkyCutter; Mergulhador; Fistpounder; Varicanhão; HoverCat; ThunderTanque; ThunderClaw.

Comentário oficial
As partes um e dois apresentavam, cada uma, algumas sequências de animação excelentes, mas empalidecem em comparação com este episódio. “ThunderCats Ho! Parte Três “é a joia da coroa” destas cinco partes, [2] e vale a pena ver com atenção apenas com base em sua animação. Quase todas as cenas são extremamente bem dirigidas e animadas, como se todos os animadores se sentassem e concordassem que este seria o episódio em que eles focariam seus melhores esforços. Não se pode culpá-los – apresenta algumas das sequências de ação mais cheias de suspense e energia de toda a série.

O suspense no final da Parte Dois – Lion-O contra o Fistpounder – é rapidamente resolvido, pois o barulho do Fistpounder começa uma avalanche. Simiano e Snowman conseguem escapar, mas Lion-O, a pé, é pego. Ele é mostrado em profundidade de campo rasa, correndo em nossa direção. Este efeito de lente longa comprime a distância e destaca a futilidade de sua corrida, mesmo quando a câmera se afasta para torná-lo anão, e a sombra da avalanche avançando espreita e o ultrapassa. Como último esforço, ele cai de quatro como um gato, um toque interessante; mas a torrente de neve o consome. A espada é arrancada de suas mãos, e quando ela pousa, há uma excelente animação focada em Lion-O deslizando para fora de seu alcance. A avalanche termina na hora mágica, colocando a Montanha Gancho contra um céu dourado e púrpura e banhando tudo com uma luz forte e quente. Essa luz resulta em sombras bonitas e bastante consistentes para todas as cenas que se seguem. A primeira cena é um clássico: Lion-O chama a espada para libertá-lo do gelo. [3] Definido como um dos sinais mais antigos e majestosos de Bernard Hoffer, temos o ponto de vista de Lion-O de sua mão estendida contra o céu, a espada rompendo em um pilar de luz brilhante e cacos de gelo voando em direção à câmera enquanto Lion-O é finalmente libertado. Isso leva ao primeiro e único redesenho do arco ThunderCats Ho!, contra um fundo requintado de nuvens.

A beleza continua inabalável, mas há alguns destaques. Snowman e Simiano nunca estiveram melhores enquanto lutavam na cabine do Fistpounder. Também temos outro frames congelados estilizados, desta vez do ThunderTanque indo contra o Fistpounder no intervalo do ato. Os animadores deixam o melhor para o final, porém, com a sequência de perseguição das faixas das múmias. Facilmente o momento de angústia mais assustador até agora: cada tomada – mesmo as inserções rápidas – é habilmente dirigida e animada. O resultado final é uma emoção deslumbrante e em ritmo acelerado que se classifica entre as sequências de ação mais bem executadas e mais memoráveis de toda a série.

Lion-O brincando de gambá durante o ataque de Escamoso é uma espécie de truque sujo. Por falar nisso, jogar Ma-Mutt no corredor também não é nada parecido com uma tática ThunderCat. Quem joga um cachorro? Além disso, não posso decidir o que é pior: a observação do “par bonito” do Capitão Shiner sobre Escamoso montando Chacal, ou a resposta violenta de Escamoso a ele. Eu sei que não é homofobia intencional e virulenta, mas irrita mesmo assim. Não é isso que desmerece o episódio, ele é fantástico no geral – um estudo em animação detalhada do início ao fim. O melhor das cinco partes.

1 ^ Leonard Starr deu a cada parte um título provisório. A Parte Três foi “Avalanche”.

2 ^ Alguém poderia pensar que os animadores economizariam suas grandes armas (e orçamento) para as cenas mais climáticas no final da Parte Cinco, mas não o fizeram. Eles provavelmente viram uma oportunidade maior de mostrar seus talentos aqui.

3 ^ Deve-se ressaltar que estar envolto em gelo não significa exatamente ser enterrado por uma avalanche.

4 ^ É estranho que Bengali e Pumyra não ajudem Lynx-O após este incidente, mas sim fogem em direções diferentes e o deixam para trás.

Escrito por by Zack (thezaxfactor)

Curiosidades

  • Simiano repete sua fala da Parte Dois literalmente: “Não estava esperando o Fistpounder, estava, Snowman?”
  • Uma versão autônoma do filme “ThunderCats Ho!” foi editado de maneira diferente, com algumas cenas truncadas ou ausentes. Na Parte Três, essas edições incluíram a remoção dos encontros de Ma-Mutt com Lion-O. Sem fossos, sem bola de fogo, nada. Em vez disso, Lion-O começa no corredor das múmias.
  • Leonard Starr faz Lion-O tentar entrar na pirâmide da mesma forma que fez em “Prova do Mal”, já que esse foi o último episódio que ele escreveu, sem lembrar que Lion-O derreteu sua entrada em “Olho do Espectador”.
  • Em uma versão de rascunho do roteiro, os invólucros de múmias que atacam Lion-O deixam seus cadáveres embalsamados expostos. Eca.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca