66. ThunderCats-Ho Primeira Parte: Os Novos Thunderianos

Escrito por Leonard Starr

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Sinopse oficial
Lion-O acorda de um pesadelo terrível sobre deixar Thundera. Ele se lembra de ter deixado alguns de seus colegas thunderianos para trás porque a nave não podia esperar mais. Jaga aparece para ele e explica que eles não morreram, e que estão no Terceiro Mundo.

Ansioso para encontrá-los, Lion-O pede a Cheetara para usar seus poderes psíquicos para descobrir sua localização. Mumm-Ra, ouvindo esta notícia, envie os Berserkers para capturar os thunderianos e trazê-los até a Pirâmide Negra.

Moral da História
O dever altruísta que se tem para com os amigos é o tema principal de todas as cinco partes, e Starr faz um ótimo trabalho em tecê-lo sem parecer meloso ou exagerado. Pelo que os ThunderCats sabem, Lynx-O, Bengali e Pumyra são os únicos outros sobreviventes de Thundera, e os ‘Gatos imediatamente começaram a trabalhar para resgatá-los. Não há debate, nenhuma dúvida em suas mentes. Panthro ainda tem um surto momentâneo quando descobre que eles são prisioneiros do Mão-de-Martelo. Da mesma forma, Bengali e Pumyra se recusam a deixar Lynx-O para trás após sua cegueira, até mentindo para ele para que ele não se culpe por atrasá-los. Os thunderianos também mostram uma notável estima pelos ThunderCats e orgulho de sua herança. Quando eles aceitam sua condenação em Thundera, por exemplo, eles se consolam com o fato de que os ThunderCats e o Código de Thundera sobreviverão. Isso é muito grande deles.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Jaga: Garcia Neto
RoBear Bert: N/C
RoBear Bob: N/C
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Mão-de-Martelo: Marcos Miranda
Ram-Bam: Ronaldo Magalhães
Magrelo: Hélio Ribeiro
Double Spin/Dose Dupla: Newton Apollo
Cruncher: N/C

Locais em destaque: Toca dos Gatos; Terceiro Mundo; Pirâmide Negra; Ilha deserta.

Veículos: Pranchas Espaciais; Navio Berserker.

Comentário oficial
Comum na narração de histórias, especialmente na televisão, é o desejo de começar de novo: limpar a lousa e gerar novas ideias a partir de uma nova perspectiva. Leonard Starr, que escreveu os primeiros quatro episódios da série e geralmente é creditado – junto com Jules Bass – por estabelecer o mundo da primeira temporada – faz exatamente isso em “ThunderCats Ho!” Starr primeiro brincou com arcos de história mais longos nos Testes de Ungido, mas “ThunderCats Ho!” é a primeira de cinco partes, lançados durante uma semana, que se tornaria uma tendência: em 1987, 1988 e 1989, todas temporadas seriam iniciadas com um episódio longo em cinco partes. Isso viraria o jogo e lançaria o mais novo lote de episódios semi-serializados. Mas tudo começou em 1986 com isso, “ThunderCats – The Movie”.

A tabula rasa de Starr é desencadeada pelo primeiro flashback do início. Podemos ver a destruição de Thundera do solo, e é muito mais caótico e angustiante do que qualquer representação anterior. Onde “Exodus” falhou em tornar o final de Thundera um momento impactante ou aterrorizante, vendo o planeta agonizante apenas da janela da nave, “ThunderCats Ho!” faz muito melhor. [2] Vemos a Toca dos Gatos original, muito mais grandiosa do que sua sucessora no Terceiro Mundo, caindo aos pedaços enquanto os ThunderCats correm para sua nave. Pior, vemos muitas outras naves sendo destruídas antes mesmo de poderem ser lançadas, e ouvimos a dor nas vozes de Lion-O e Lynx-O enquanto choram os compatriotas caídos que não podem salvar.

Starr não apenas apresenta três novos thunderians, incluindo o guerreiro cego Lynx-O. Ele também cria Ma-Mutt, um aliado e emissário de Mumm-Ra, reinventa o Mão-de-Martelo e dá a ele uma tripulação inteiramente nova, e cria dois novos veículos para os ThunderCats. Starr confessou que tudo isso era puramente comercial: havia um desejo de expandir a linha de brinquedos, e então ele atendeu. [3] Embora esse aspecto comercial às vezes seja tangível (por exemplo, esquecendo a existência do Feliner em favor de novos veículos), Starr se redime por meio de uma caracterização ampla e agradável. Nós imediatamente sentimos Lynx-O, Bengali e Pumyra como indivíduos. Os Berserkers também são um grupo divertido, cada um único em habilidades e caráter. Mesmo Mão-de-Martelo é mais interessante desta vez do que em suas encarnações anteriores.

Embora a qualidade da animação varie nas cinco partes deste episódio, a primeira parte está muito bem feita. As sequências de flashback são excelentes, com efeitos de iluminação impressionantes, alguns cenários magníficos e muita coisa acontecendo no quadro sem perda de qualidade. A cena de Lion-O a bordo do navio de Martelo também é ótima, desde o momento em que ele coloca a Espada Justiceira em seu rosto até o final da batalha. Esta cena apresenta a primeira de várias novas faixas do compositor Bernard Hoffer e é verdadeiramente estimulante. O corte para Bengali, lutando contra suas correntes em um esforço para ajudar Lion-O, é particularmente eficaz – um dos melhores momentos do episódio em roteiro, animação e música funcionando perfeitamente juntos.

Existem algumas grandes questões levantadas na Parte Um que nunca são respondidas e que sugerem que Starr pode ter escrito no vácuo. Por exemplo, é uma coincidência estranha que Lion-O se lembre de ver perecer três thunderianos e eles serem os únicos três sobreviventes resgatados pela passagem dos Berbils, que por acaso também estão em um curso que passa próximo do Terceiro Mundo, e depois de viajar por milhões de anos-luz, ali eles colidem ao ficar sem combustível a quilômetros de distância de seu destino. Da mesma forma, não é explicado como Jaga só agora soube de sua presença no Terceiro Mundo, nem por quanto tempo eles estão lá, nem como conseguiram não envelhecer sem as cápsulas de suspensão. [4] Outro mistério é como Lion-O deixa de estar tão perturbado enquanto foge de Thundera para dormir pacificamente em seu quarto na Nave Capitânea em “Exodus”. E quem são esses pescadores que moram em aldeias e têm grandes barcos? O Mão-de-Martelo, disfarçado como Panthro, não esmagou todos os barcos de pesca?!

Brincadeiras à parte – ou furos de continuidade à parte – nenhuma dessas questões prejudicam a experiência de assistir. “ThunderCats Ho! Parte Um” consegue injetar nova energia na série e define o ritmo e o tom para os próximos quatro episódios. A importância e o poder de brilhar desta cinco partes não podem ser exagerados, mas Leonard Starr deve ser aplaudido por executá-lo com desenvoltura – elas são muito mais do que a soma de suas partes.

1 ^ Leonard Starr deu a cada parte um título provisório. A primeira parte foi “Os Novos Thunderianos”.

2 ^ Em uma fala cortada da versão final, Pumyra o chama de “um dia triste e terrível”, e Lynx-O lamenta que “era um planeta tão bonito”.

3 ^ Chrichton, David. Ouça o rugido. Denbighshire: Telos Publishing, 2011. 315.

4 ^ Em uma fala cortada da versão final, Pumyra diz que eles estão na ilha há anos. Talvez eles tenham chegado à Terceira Terra antes da Nave-capitânia, e a falta de envelhecimento durante a viagem pode ser atribuída a efeitos relativísticos.

Escrito por by Zack (thezaxfactor)

Curiosidades

  • Uma versão independente do filme “ThunderCats Ho!” foi lançado em Home Video (VHS) nos mercados internacionais e também pode ter sido exibido na televisão como um filme de duas horas. Esta versão foi editada de maneira diferente, com algumas cenas truncadas ou ausentes. Na Parte Um, essas edições incluíram a remoção dos thunderianos e Berbils discutindo sobre o navio Berserker conforme ele se aproxima, bem como a maior parte do assalto à praia. Isso elimina todo o armamento da ilha e faz com que os thunderianos pareçam na maior parte indefesos.
  • Jaga diz a Lion-O que, um dia, como Senhor dos ThunderCats, ele terá que tomar muitas decisões difíceis. Mas em “Exodus”, Jaga diz a Lion-O que ele é o Senhor dos ThunderCats. Talvez em algum momento nesse meio tempo, Jaga perca a esperança de que Claud-Us tenha sobrevivido.
  • RoBear Bert e Bob mencionam que os Berbils devem emigrar do planeta RoBear porque ele é minúsculo. Isso implica recursos cada vez menores ou reprodução acelerada dos Berbils.
  • Em um rascunho do roteiro, não é Panthro, mas Jaga, que resgata Lion-O de dentro da Toca em ruínas. Ele então o pega e o leva para um local seguro. Este mesmo roteiro também apresenta Snarf devorando o café da manhã de Lion-O depois que ele o recusa, Tygra defendendo Cheetara contra Lion-O e os ThunderKittens ‘exigem que ela use seu dom’, Ma-Mutt usando ecolocalização para encontrar a ilha, Cruncher espremendo uma cesta de melões até explodirem, e Bengali e Pumyra pedindo a Lion-O que não se rendesse por conta deles.
  • Algumas das falas do Mão-de-Martelo foram cortadas, incluindo “A boa vontade estraga nossa digestão” e “Não há terra nesta latitude, seu vagabundo vagabundo!”
  • Leonard Starr escreveu uma “sequência opcional” cômica em que os Berserkers descobrem as habilidades culinárias dos Berbils e, em seguida, despedem seu cozinheiro. Literalmente. Eles o içam sobre a amurada e, em seguida, Ram-Bam se arremessa contra ele, lançando-o além do horizonte.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca