63. Personalidades Trocadas

Escrito por Matthew Malach

Sinopse oficial
Abutre inventa o Trocador, um dispositivo que muda a personalidade de uma pessoa para o corpo de outra. Ele o usa nem Panthro e Snarf. Snarf no corpo de Panthro conduz o ThunderTanque junto a sua contraparte e localizam os outros ThunderCats. Quando Escamoso questiona o valor do Trocador de Abutre, o inventor, zangado, muda as personalidades e os corpos do réptil e Chacal. Assim transformados, os Mutantes começaram a atacar a Toca. Eles encontram o ThunderTanque em rota e o derrubam em uma fenda. O corpo de Panthro com Snarf no comando fica preso embaixo do veículo. A Espada Justiceira alerta Lion-O sobre o ataque Mutante. Ele e Wilykat resgatam Snarf no corpo de Panthro e partem para a Toca dos Gatos. Abutre usa o Trocador em Lion-O e Wilykat, mas juntos eles usam a Espada para embaralhar os raios do Trocador e devolver cada ThunderCat ao seu corpo legítimo. Em seguida, eles lançam o raio do Trocador em direção aos Mutantes para trocar de corpo e personalidade. Os Mutantes recuam confusos. Convocados pela Espada, Cheetara, Tygra e Wilykit aparecem tardiamente para encontrar tudo de volta ao normal.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Abutre inventa um Trocador, uma arma que troca as personalidades e os corpos de dois indivíduos. Ele o usa de maneira indiscriminada para testar uma série de opções nos ThunderCats e nos Mutantes. Os Mutantes aproveitam a confusão criada para atacar a Toca dos Gatos. Na batalha, os Mutantes e ThunderCats transformados têm dificuldade em se adaptar a seus novos corpos. E Abutre afeta outro interlocutor ao trocar Lion-O e WilyKat. Lion-O, em seu novo corpo, tenta invocar os poderes da Espada Justiceira, mas descobre em seu estado transformado que apenas responderá a ele e a WilyKat juntos. Uma vez em ação, no entanto, a Espada resgata os ThunderCats, voltando a arma a laser contra Abutre e os Mutantes, inverte as transformações nos ThunderCats, retornando-as ao seu estado normal.

As pessoas são compostas de ambos os atributos: físicos, incluindo seu corpo; e mentais, sociais e emocionais, incluindo sua personalidade. São os atributos juntos que compõem a pessoa como um todo, e não apenas um tipo de atributo. Este episódio retrata esse fato, mostrando personagens experimentando sua personalidade sendo transformados no corpo de outra pessoa. Quando Lion-O e Wilykat são trocados, são necessárias duas partes de Lion-O, seu corpo e sua personalidade, para invocar os poderes da Espada.

Devemos considerar isso sempre que somos tentados a invejar alguém por uma característica específica, seja de qualidade física, mental, social ou emocional. Cada um de nós tem características próprias e, juntos, nos tornam únicos. Não ganhamos nada concentrando-nos no que não temos e tentando ser como os outros. Em vez disso, faremos melhor se aprendermos mais sobre todos os nossos talentos e habilidades únicos e os cultivarmos. Então podemos ser pessoas completas por direito próprio.

Além disso, existe uma maneira pela qual é importante estar ciente dos outros. Isso é ser capaz de ter a perspectiva deles e sentir como é ser eles. Empatia é o nome dessa qualidade. Neste episódio, os personagens que foram trocados aprenderam uma nova apreciação pelas habilidades únicas dos outros. Panthro, por exemplo, aprendeu como Snarf lida com seu corpo e como ele é engenhoso ao usar seu rabo. Quando temos empatia com os outros, não o fazemos porque não gostamos de nós mesmos e queremos ser necessariamente iguais a eles. Em vez disso, somos sensíveis a eles para que possamos apreciar e entender os outros. Dessa forma, podemos aprender com eles e responder a eles quando precisam.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Abutre: Luiz Feier Motta
Escamoso: André Luiz “Chapéu”
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Older Cazarré

Locais em destaque: Toca dos Gatos; Abismo; Castelo Plun-Darr.

Veículos: Feliner; Nave Voadora; ThunderTanque.

Comentário oficial
O filme “Sexta-Feira Muito Louca” encontra os ThunderCats neste episódio emocionante! Todos desejamos que, pelo menos uma vez, nossos críticos sintam pimenta nos olhos como nós. E, de acordo com o escritor Matthew Malach, os ThunderCats também possuem esse mesmo desejo. Em seu episódio de estreia “Personalidades Trocadas”, Malach cria uma história que concede aos heróis felinos esse desejo.

Começando com uma cena de Panthro e Snarf trocando suas mentes por uma força estranha, o episódio imediatamente chama a atenção dos espectadores e os enche de perplexidade e curiosidade. Somente mais tarde é revelada a causa desse dilema. O mestre inventor dos Mutantes, Abutre, projetou o Trocador, um dispositivo que pode transpor a consciência de dois seres um no outro, e Panthro e Snarf foram seus primeiros alvos. Quando Escamoso e Chacal se recusam a acreditar em Abutre, o Crânio dos Mutantes usa o Trocador neles. Para piorar a situação, Abutre confessou timidamente que ainda precisava descobrir uma maneira de reverter os efeitos do Trocador.

Apesar de sua situação, os Mutantes decidem atacar a Toca dos Gatos na Máquina Voadora, enquanto Panthro e Snarf trocados lutam para afastá-los. A cena de Panthro dirigindo o ThunderTanque e o Snarf atuando como motorista do banco de trás é hilária e memorável. Quando Lion-O descobre Panthro falando com a voz de Snarf, ele inicialmente pensa que o ThunderCat está louco! A crise de identidade aumenta quando os Mutantes também trocam as mentes de Lion-O e Wilykat.

O script enfatiza a importância do trabalho em equipe, pois os ThunderCats são forçados a confiar uns nos outros mais do que nunca. Isso lhes dá uma perspectiva totalmente nova e os ensina a apreciar um ao outro. Nas mãos de um escritor menos experiente, um roteiro como esse poderia facilmente se transformar em uma comédia absurda e perder seu valor. Mas a hábil pena de Malach resulta em uma história emocionante. O roteiro é pontuado com frases engraçadas e espirituosas que contrabalançam as situações intensas. Um exemplo é quando Panthro, no corpo de Snarf, ameaça ensinar uma lição aos Mutantes. Abutre responde com: “Você não poderia nos ensinar a tricotar!”.

Os artistas da Pacific Animation Corporation (PAC) estão no topo de seu jogo aqui, dando vida à história com visuais deslumbrantes. Os efeitos especiais não são apenas impressionantes, mas os animadores tomaram muito cuidado para infundir os personagens transformados com as características de seus alter egos. Isso é lindamente exibido em cenas em que Snarf exibe suas habilidades em artes marciais e Panthro se encolhe como um gato assustado. A atenção do script aos detalhes também é louvável. Antes de ingressar na ação, cada um dos ThunderCats está realizando uma tarefa específica e isso adiciona realismo à história, em vez de fazê-los parecer esquecidos.

Quando a Espada Justiceira falha em responder a qualquer uma das ordens de Lion-O e Wilykat trocados, ambos seguram a arma e a fazem funcionar. O dilema da personalidade é reparado pelos próprios Mutantes quando Abutre dispara os raios do Trocador no Olho de Thundera e reverte os efeitos em todos os ThunderCats afetados. A decisão de Malach de despejar todos os clichês e resolver o episódio com uma noção completamente original traz um final adequado a um episódio brilhante.

Escrito por Wilycub

Curiosidades

  • Esta é a primeira vez que os ThunderKittens demonstram estar envolvidos em atividades separadas, em vez de estarem juntos como sempre.
  • Lion-O exibe uma façanha inacreditável de força quando ele levanta sozinho o ThunderTanque.
  • O quinto screencap abaixo do Panthro no corpo de Snarf é uma referência óbvia ao Panthro a partir da sequência de introdução.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca