73. Mumm-Ra Vive! Terceira Parte

Escrito por Leonard Starr

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Sinopse oficial
Ma-Mutt informa a Mumm-Ra que, conforme planejado, os Lunataks estão soltos. A Múmia transforma seu fiel cão em um Berbil para que ele possa espionar os ThunderCats sem ser percebido. O Ma-Mutt/Berbil aprende sobre a construção da Torre da Justiça, uma nova fortaleza dos ThunderCat no limiar da Floresta da Neblina. Quando Mumm-Ra fica sabendo, mas ainda não forte o suficiente para a batalha, envia seu assistente, agora para instruir os Lunataks a destruir a Torre antes que seja concluída. O contra-ataque ThunderCat se dá no ThunderStrike. Enquanto Lion-O convoca o resto dos ThunderCats com a Espada, Lynx-O e Snarf conectam o Painel Braille para que o ThunderCat atinja a fortaleza inimiga com suas armas, envolvendo-a em chamas. Os Mutantes escapam e os Lunataks, testemunhando a explosão, escapam no Lunataker. Eles embarcam no danificado Skytomb e fogem, não cumprindo sua missão de destruir a Torre da Justiça. Mumm-Ra testemunha a derrota de seus asseclas por meio de seu caldeirão e promete pedir aos Antigos Espíritos do Mal que o restaurem em sua força total para que ele possa destruir os ThunderCats sozinho. Ou Mumm-Ra realizará seu desejo e será mais poderoso do que nunca, ou os Antigos irão negar seu pedido e condená-lo a queimar para sempre.

Moral da História
Uma estratégia ou plano de ação aumenta nossa capacidade de atingir metas. Tanto os ThunderCats quanto seus inimigos reconhecem essa necessidade neste episódio. Os ThunderCats planejam se defender contra os Lunataks construindo a Torre da Justiça. Incluem um sensor conectado Painel Braille de Lynx-O. Usando a capacidade extraordinária dele de saber intuitivamente e seu uso do tato, o plano exige que ele sirva como um estrategista central para implantar os planos dos ThunderCats para retornar a Skytomb. Mumm-Ra admite a necessidade de conhecer os planos dos ThunderCats e envia Ma-Mutt como espião. E os Mutantes reconhecem sua necessidade de desenvolver um plano contra os Lunataks antes que eles acabem como escravos.

Nossa própria capacidade de resolver problemas ou atingir metas é aprimorada quando pensamos antes de agir. Gerar muitas soluções alternativas para um problema nos permite escolher a mais adequada para atingirmos nosso objetivo. Em vez de agir impulsivamente, é melhor primeiro considerarmos ações alternativas e fazermos planos. Então, ao agirmos, podemos nos instruir sobre como estamos realizando nosso plano. Desta forma, temos mais probabilidade de ter sucesso e menos chances de sermos atrasados por dificuldades imprevistas.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Escamoso: André Luiz Chapéu
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luiz Feier Motta
Luna: Sônia Ferreira
Amok: N/C
Alluro: Paulo Pinheiro
Red-Eye: Márcio Simões
Chilla: Ilka Pinheiro
Tug Mug: José Santa Cruz
Homem Bolkin: sem falas
Wollo: sem falas
Berbil (Ma-Mutt disfarçado): sem fala

Locais em destaque: DarksideFloresta da Neblina; SkytombToca dos Gatos; Torre da Justiça.

Veículos: HoverCatLuna Tacker; ThunderClaw; ThunderStrikeThunderTanque.

Comentário oficial
Finalmente alguma ação! Com os dois episódios anteriores focados na estreia das mais novas adições da saga ThunderCats, os mortíferos Lunataks, nesta terceira parte não há enrolação e o público finalmente é presenteado com um pouco de ação.

O episódio começa com o ainda convalescente Mumm-Ra transformando Ma-Mutt em um Berbil para vigiar os ThunderCats. Esta é uma tática interessante e pouco ortodoxa empregada por Mumm-Ra, já que ele geralmente espia os ThunderCats através de seu caldeirão. Essa nova estratégia é provavelmente uma tentativa do escritor de dar mais tempo na tela ao horrível cão de caça, que afinal era um brinquedo nas prateleiras.

Enquanto isso, os ThunderCats planejam erguer a Torre da Justiça, uma nova fortaleza que seria a resposta ao perigo representado por Skytomb dos Lunataks. Como fizeram em “Os escravos do Castelo Plun-Darr”, os ThunderCats empregam as habilidades e o poder dos Berbils para construir sua fortaleza. Construída na orla da Floresta da Neblina, a Torre da Justiça servirá como ponto de vigilância às atividades dos Lunataks.

Transformando-se na imagem de seu mestre, Ma-Mutt voa para a Skytomb e informa os novos Plun-Darrianos sobre esses últimos desenvolvimentos. Os Lunataks decidem agir rapidamente e destruir a Torre da Justiça antes que sua construção seja concluída. Os Lunataks também revelam sua intenção de se vingar de Mumm-Ra após terem eliminado os ThunderCats. A dinâmica de grupo dos Lunataks é muito precária. O nível de desconfiança entre eles supera até mesmo o que há entre os Mutantes e é um mistério como esses vilões voláteis conseguem trabalhar juntos.

O que se segue é a tão esperada sequência de batalha. Os Lunataks e os ThunderCats finalmente se enfrentam em um combate sem barreiras, com ambos os lados empregando seus mais novos veículos e fortalezas. O ThunderTank enfrenta o Lunatacker enquanto a Torre da Justiça enfrenta Skytomb. Enquanto, no episódio anterior, a grande força e habilidades de salto de Tug-Mug foram exibidas, aqui nos é mostrado a perícia de controle da mente de Alluro enquanto ele quase derrota Panthro. É o cego Lynx-O, com a ajuda de Snarf, que eventualmente vence a batalha pelos ThunderCats ao esmurrar Skytomb com rajadas de energia da Torre da Justiça.

A proeminência de Lynx-O neste episódio e alguns dos diálogos que ele troca com os outros ThunderCats servem como uma lição sutil, mas importante para os espectadores. A moral aqui é que nunca devemos subestimar aqueles que são deficientes. Lynx-O, apesar de sua cegueira, exibe habilidades excepcionais com o Painel Braille e faz uso total de seus outros sentidos aguçados para provar que é um membro digno dos ThunderCats.

Um breve foco nos Mutantes durante a cena de batalha dá uma visão interessante de sua mentalidade. Enquanto os ThunderCats e Lunataks estão batendo cabeça, os Mutantes optam por não se juntar à luta e, em vez disso, planejam trair os Lunataks. Se os Mutantes tivessem pulado na arena, os ThunderCats certamente teriam perdido a batalha. Isso reforça ainda mais a importância do trabalho em equipe para o sucesso.

O compositor Bernard Hoffer continua a aumentar seu repertório ao compor algumas novas trilhas sonoras brilhantes para o episódio da segunda temporada. Mesmo que os novos temas sejam completamente originais, eles possuem ecos dos temas anteriores dos ThunderCats e, portanto, combinam perfeitamente com a composição, mantendo a harmonia geral.

Escrito por Wilycub

Curiosidades

  • Neste episódio, Mumm-Ra transforma Ma-Mutt em Berbil enquanto em “O Mumm-Ra Berbil” ele próprio se transforma em Berbil.
  • Snarfinho faz uma breve aparição neste episódio.
  • Aqui somos apresentados ao mais novo veículo Lunatak, o Lunatacker. Embora um brinquedo deste veículo tenha sido planejado pela LJN e apresentado em muitos catálogos, ele nunca entrou em produção.
  • Curiosamente, Wilykit e Wilykat são mostrados pilotando veículos separados (o ThunderClaw e o HoverCat respectivamente). Normalmente, os ThunderKittens só andam em suas pranchas espaciais ou viajam como passageiros em veículos dirigidos por adultos.
  • O episódio termina com Mum-Ra planejando pedir aos Antigos Espíritos do Mal para restaurar seu poder, um risco que pode resultar na condenação dele ao fogo para sempre. Sem dúvida, é uma alusão ao inferno.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca