54. Fora do Alcance

Escrito por C. H. Trengove

Sinopse oficial
Willa está praticando suas habilidades de arco longo quando um alarme a alerta para um ataque Mutante. A rainha guerreira e sua irmã, Nayda, juntas com toda sua tribo, revidam até que um raio laser inimigo atinge o teto próximo das irmãs. Chacal sequestra Willa e a leva para o Castelo Plun-Darr. Os ThunderCats correm para resgatá-la. Tygra e Nayda se tornam invisíveis e entram no castelo. O thundercat finge ser um fantasma e assusta Chacal o suficiente para liberar a prisioneira. Tygra e Willa lutam contra Escamoso e Simiano, e escapam para a floresta próxima, onde tentam sem sucesso se tornar visíveis novamente. Eles percebem que apenas o Olho de Thundera pode restaurar sua visibilidade. Eles partem para encontrar Lion-O e são atacados por Abutre. Eles o subjugam e, na sequência, derrotam Simiano, Chacal e Escamoso. Lion-O chega na Máquina Voadora roubada e mantém os Mutantes afastados até que possa convocar os outros ThunderCats. Os Mutantes são forçados a recuar para o Castelo Plun-Darr. O Olho de Thundera restaura Tygra e Willa aos seus estados normais.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Tygra usa sua habilidade de se tornar invisível para ajudar a derrotar os Mutantes e ajudar Willa, Nayda e as Donzelas Guerreiras. Mas ele e Nayda tomam um susto quando não conseguem desfazer sua invisibilidade e serem vistos novamente. Finalmente, através dos poderes da Espada Justiceira, eles se tornam visíveis e normais mais uma vez. As pessoas tímidas são encontradas desejando às vezes serem invisíveis, ou pelo menos não tão evidentes para os outros. Sua timidez faz com que se sintam constrangidos na presença de outras pessoas, e é difícil para eles divulgar suas realizações para que possam ser notados e receber crédito pelo que fizeram. Muitas vezes, eles optam por se retirar e permanecer em segundo plano, mesmo que preferissem ser ativos e fazer parte do grupo.

A timidez é um problema para muitos, e devemos tentar conhecer nossos amigos e colegas que mostram sinais disso. Uma maneira de ajudá-los é ser sensível a eles quando se sentem tímidos e gentilmente incentivá-los a participar de atividades. Dessa forma, eles podem se sentir parte do grupo e receber feedback positivo sobre o que fazem. Quando as pessoas tímidas começam a ser ativas, aprendem a acreditar em si mesmas e dirimir seus medos. Muitas vezes, essa mudança começa com a preocupação e o interesse dos amigos em ajudar. Como Lion-O, que ajudou Tygra e Nayda a se tornarem visíveis novamente, podemos ajudar nossos amigos tímidos a se sentirem confortáveis em estar em grupos e serem notados.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Willa: Ilka Pinheiro
Nayda: Vera Miranda
Abutre: Luiz Feier Motta
Escamoso: André Luiz “Chapéu”
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Older Cazarré

Locais em destaque: Floresta das Árvores Copadas, Toca dos Gatos, Castelo Plun-Darr

Veículos: ThunderTanque, Naves Navalha, Nave Voadora, Mergulhador

Comentário oficial
Embora Lion-O possa ser o principal protagonista da série ThunderCats, houve vários episódios que destacaram outros personagens que não o herdeiro Senhor dos ThunderCats. “Fora do Alcance” é um excelente exemplo no qual Tygra e as Donzelas Guerreiras dominam o tempo de exibição, mesmo que seja o Lion-O que salva o dia.

O episódio começa com os Mutantes lançando um ataque total ao Reino das Árvores Copadas das Donzelas Guerreiras. Em quase todos os episódios anteriores, os planos dos Mutantes geralmente se concentravam em colocar as mãos no Olho de Thundera ou destruir os ThunderCats. No entanto, este episódio mostra um lado único, mas não menos sinistro, das ambições dos Mutantes. O objetivo deles aqui é ganhar o controle do território das Donzelas Guerreiras sequestrando sua rainha, Willa.

Esta é a primeira vez que os Mutantes realmente pensam em colonizar um setor do Terceiro Mundo independentemente. Como Mumm-Ra não aparece neste episódio, não está claro como a múmia maligna teria reagido ao esquema dos Mutantes, dada sua obsessão por ser o único governante do planeta.

De muitas maneiras, “Fora do Alcance” é bastante semelhante a um episódio anterior, “As Bolas de Plun-Darr”. Ambos compartilham vários pontos da trama, como os Mutantes atacando o Reino das Árvores, Tygra e uma Donzela Guerreira indo ao Castelo Plun-Darr, e Tygra usando sua invisibilidade para se infiltrar na fortaleza inimiga. No entanto, enquanto “As Bolas de Plun-Darr” foi um episódio mais intenso e emocionante, “Fora do Alcance” escolhe uma abordagem mais alegre e bem-humorada.

Seja um Tygra invisível usando um crânio velho como um boneco de ventríloquo para assustar Chacal, ou pilotando a Máquina Voadora para atacar os próprios Mutantes, ou a maneira como os Mutantes são derrotados pelos ThunderCats, este episódio tem alguns momentos genuinamente engraçados. Infelizmente, é também esse humor que enfraquece o episódio, atenuando a ameaça que os Mutantes representam para os nativos do Terceiro Mundo e a grave situação de Tygra e Nayda que ficaram presos em um estado invisível indefinidamente.

Em “As Bolas de Fogo de Plun-Darr”, Willa expressou sua frustração por ter sido pega entre o conflito dos ThunderCats com os Mutantes e este episódio explora ainda mais esse tema em particular. É interessante notar que, embora as Donzelas Guerreiras sempre tenham se mostrado guerreiras autoconfiantes e ferozes, em “Fora do Alcance” fica evidente que suas armas primitivas não são páreo para o arsenal de alta tecnologia dos Mutantes. Não há escolha a não ser contar com a ajuda dos ThunderCats.

A qualidade da animação de “Fora do Alcance” é bem mediana, na melhor das hipóteses. A animação instável e irregular dos personagens está muito longe dos movimentos lisos e fluidos que caracterizaram alguns dos episódios anteriores da primeira temporada. Existem várias falhas de animação ao longo do episódio, como partes do corpo com cores incorretas, e enquanto alguns desses erros passam despercebidos durante a visualização inicial, em visualizações repetidas elas se tornam bastante óbvias e, às vezes, perturbadoras.

Embora “Fora do Alcance” possa não ser um episódio marcante, ele tem momentos que o tornam uma opção agradável na série ThunderCats.

Escrito por Wilycub

Curiosidades

  • Nem Mumm-Ra nem os ThunderKittens aparecem neste episódio e este é o primeiro episódio em que Snarf não aparece também.
  • No início do episódio, vemos o “Alarme de Detecção de Mutantes” em ação no Reino das Árvores Copadas. Este dispositivo, projetado para alertar as donzelas guerreiras da aproximação de Mutantes, foi inventado por Panthro num episódio anterior, “O Thunder-Cortador”.
  • Testemunhamos uma nova habilidade exibida pela Espada Justiceira, na qual ela é capaz de levitar Lion-O do chão, para surpresa dos Mutantes.
  • Abutre faz um easter egg de “O Mágico de Oz” muito convincente, falando como a Bruxa Malvada do Oeste quando ameaça: “Eu vou te pegar! WAAAHHH” antes de fugir dos ThunderCats.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca