69. ThunderCats-Ho Quarta Parte: A Volta de Hachiman

Escrito por Leonard Starr

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Lion-O consegue se libertar dos invólucros de múmia depois que eles são enfraquecidos pela luz do sol. Enquanto isso, na Montanha Gancho, Tygra, Cheetara e o Senhor de Neve ajudam a libertar Panthro, que foi imobilizado sob o ThunderTanque após ser atacado por Ratar-O. Todos os ThunderCats continuam sua jornada em direção à Montanha das Pedras de Fogo.

Ao voar sobre a Tuskania, o Rato Estelar é atacado pelos Tuskas, que libertam Snarf. Depois de contar a Turmagar sobre o que aconteceu, Snarf e ele vão até a praia, onde ouvem os Berserkers planejando recapturar os refugiados thunderianos para extorquir mais ouro de Mumm-Ra. Com a ajuda do pterossauro, Snarf e Turmagar rebocam o navio dos Berserkers para o mar enquanto os vilões os perseguem. Snarf também consegue libertar Ro-Bear Bob e Ro-Bear Bert do navio.

Mumm-Ra convoca Hachiman e o convence de que Lion-O é o responsável por aprisionar o espírito de seu tio-avô, Nishida. Acreditando nas mentiras de Mumm-Ra, Hachiman confronta Lion-O no topo de uma ponte de terra estreita na Montanha das Pedras de Fogo. Recusando-se a lutar contra um amigo e enfraquecido pelo thundrainium, Lion-O perde o equilíbrio e acaba pendurado precariamente sobre a ponte enquanto Hachiman ataca com a espada desembainhada.

Moral da História
Snarf, como Panthro, continua a enfatizar o tema de fazer o que for preciso para ajudar os amigos. Ele sabota o Rato Estelar enquanto amarrado e amordaçado, ao invés de ver Ratar-O dizimar os Tuskas. Ele e Turmagar também assumem a responsabilidade de frustrar a trama de Mão-de-Martelo, e eles libertam os RoBears no processo. [5] Até Lion-O entra no jogo altruísta, resgatando Hachiman, apesar do perigo representado pelo thundranium. Talvez o melhor exemplo dessa linha temática, no entanto, sejam os thunderianos. Presos na Montanha das Pedras de Fogo, seu desejo de escapar é galvanizado quando ouvem Escamoso e Simiano discutindo a armadilha preparada para os ThunderCats. Eles próprios, prisioneiros, evitam a vitimização e, em vez disso, sentem a obrigação de salvar seus salvadores. Você não pode ser mais altruísta do que isso.

A inclusão dos Tuskas merece uma palavra. Enquanto a aparição de Senhor da Neve, Ratar-O e Capitão Shiner na Parte Dois soava como um amável agradecimento à LJN, os guerreiros Tuska aqui na Parte Quatro são um comercial de brinquedo flagrante. Seus uniformes e armas foram ajustados desde sua aparição em “Turmagar, o Tuska” para se parecerem melhor com as action figures, em particular o T em seus cintos. E, no entanto, trazer Snarf para Tuskania dá a Leonard Starr a oportunidade de explorar Turmagar e seu pterossauro – personagens que não são de sua criação mas que maneja habilmente. Mais do que isso, a incorporação de Tuskania, conhecida por estar distante da garganta das árvores dos ThunderCats, ajuda a fazer com que a aventura pareça estar cobrindo uma área geográfica maior. Junto com a abordagem marítima da Montanha das Pedras de Fogo, o Terceiro Mundo de repente parece um lugar maior: mais grandioso, mas de alguma forma mais interconectado.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Escamoso: André Luiz Chapéu
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luiz Feier Motta
Ratar-O: Márcio Simões
Homem da Neve: Antônio Patiño
Snowmeow: N/C
Ratar-O: Márcio Simões
Hachiman: Júlio Cezar
Ro-Bear Bob: Ricardo Schnetzer
Ro-Bear Bert: Ricardo Schnetzer
Turmagar: Dario Lourenço
Tuskas: Carlos Seidl
Nishida: Carlos Seidl
Pterossauro: N/C
Mão-de-Martelo: Marcos Miranda
Ram-Bam: Ronaldo Magalhães
Magrelo: Hélio Ribeiro
Double Spin/Dose Dupla: Newton Apollo
Cruncher: N/C

Locais em destaque: Costa dos Piratas Raivosos; Tuskania; Toca dos GatosPirâmide NegraMontanha GanchoMontanhas das Pedras de Fogo.

Veículos: FistpounderHoverCatMergulhadorPranchas Espaciais; Pterossauro; Rato EstelarSkyCutter; ThunderClaw; ThunderTanque.

Comentário oficial
Fazendo malabarismos com várias histórias e forçado a dividir tudo em cinco partes, é aqui na Parte Quatro que Leonard Starr quase perde o equilíbrio. Embora este episódio apresente alguns momentos excelentes dos personagens, enquanto Starr continua a construir sobre temas estabelecidos em episódios anteriores, é a estrutura logística da história que começa a enfraquecer. Em termos de animação, não há muito o que contar; A Parte Três absorveu todos os recursos, deixando a Parte Quatro com uma aparência medíocre. As exceções incluem alguns dos ataques dos Berserkers, a revelação da Montanha das Pedras de Fogo conforme Lion-O se aproxima no SkyCutter, e o quadro de congelamento final.

O suspense da Parte Três é resolvido de maneira sensata: a luz do sol enfraquece os invólucros de múmia. O que não é tão sensato é que Lion-O ficou preso lá a noite toda, e ainda assim Mumm-Ra não fez nenhum esforço para capturá-lo pra valer. Pior, porém, é Lion-O de repente saber que os thunderianos estão presos na terrível Montanha, sem mais nem menos. Anteriormente sem noção, ele foi à Pirâmide para verificar seu paradeiro e investigar o envolvimento de Mumm-Ra. Agora, depois de interagir com Ma-Mutt e um pouco de papel higiênico velho, ele simplesmente sabe. Pior ainda, ele age como se soubesse o tempo todo. Este é o maior fracasso de Starr.

Igualmente confusas são as horas do dia em várias cenas – o tempo parece estar fragmentado de um enredo para o outro, sem qualquer preocupação com uma maior continuidade. A história de Lion-O recomeça ao amanhecer e termina quando os ThunderKittens partem da Toca dos Gatos ao pôr do sol. [2] A conclusão do enredo da Montanha Gancho se passa à luz do dia, depois que saímos ao pôr do sol. Isso implica que Panthro ficou preso sob o ThunderTanque em chamas a noite toda, enquanto Tygra e Cheetara estavam sabe-se lá Jaga onde, reunindo toda a sua força ThunderCat. [3] O enredo de Snarf em Tuskania dura o dia todo e noite adentro, o que funciona isoladamente, mas implica que o pterossauro e os ThunderKittens voaram a noite toda para se encontrarem à luz do dia na Parte Cinco.

No entanto, essas inconsistências só incomodam se você estiver prestando atenção. Superficialmente, a história continua avançando, com várias cenas se destacando. A batalha de Ratar-O com os Tuskas, embora não muito animada, é emocionante. Ratar-O bradando ordens para Abutre de fora do Rato Estelar, junto com sua confiança contra o que equivale a um exército inteiro, refletem perfeitamente seu ego inflado. Mão-de-Martelo usando TopSpinner como motor do bote salva-vidas quebrado é genial e hilário, e a música da cena dá uma sensação de alta energia e comédia. Finalmente, o resgate de Panthro de debaixo do tanque é especialmente estimulante: a cena mostra os novos veículos, permite que a determinação do Homem das Neves brilhe [4] e reforça o valor que Panthro dá às vidas dos thunderianos.

Por esta construção de mundo, Starr pode ser perdoado por seu “comercial de 22 minutos”: ele continuou a expandir e dar corpo ao mundo da história, e ele nos preparou para uma conclusão bem amarrada.

1 ^ Leonard Starr deu a cada parte um título provisório. A Parte Quatro foi “A Volta de Hachiman”.

2 ^ Os ThunderKittens seguem o que parece ser uma estrada pavimentada ou calçada nesta cena.

3 ^ Na Parte Três, Lion-O envia Tygra e Cheetara para “reunir toda a [sua] força ThunderCat”, o que presumivelmente significa reunir todos para depois se reunir em algum lugar. Não está claro por que isso levaria a noite toda, ou onde pretendem se reunir.

4 ^ O Homem da Neve está completamente ausente desta cena em um rascunho do roteiro, e é possível no roteiro final da gravação. Suas duas linhas de diálogo poderiam facilmente ter sido retiradas de “ThunderCats Ho! Parte Dois” e “Senhor das Neves”.

5 ^ No roteiro, enquanto iça a âncora, Snarf canta uma pequena canção antes de ouvir os RoBears: “Yo ho ho e uma garrafa de … uh-oh”.

Escrito por by Zack (thezaxfactor)

Curiosidades

  • Este episódio marca a aparição final de Ratar-O na série, com o Rato Estelar despencando no oceano. Nós sabemos em “ThunderCubs”, entretanto, que Abutre consegue salvar a nave.
  • Uma versão autônoma do filme “ThunderCats Ho!” foi editada de maneira diferente, com algumas cenas truncadas ou ausentes. Na Parte Quatro, essas edições excluíram partes da discussão dos Berserkers em torno da fogueira para deixar apenas conversas sobre seus próximos movimentos, cortando qualquer disputa sobre suas respectivas cotas de ouro.
  • Chacal aproveita seu tempo nas Montanhas das Pedras de Fogo de forma muito mais óbvia no roteiro do que na tela. Ele é descrito como tendo “os pés em cima da mesa, mastigando um osso carnudo”. Ele toma um gole de sua taça, joga o osso por cima do ombro, limpa a boca com as costas da mão e gargalha, “Hah!” depois que Escamoso menciona a responsabilidade de guardar os prisioneiros.
  • No script, WilyKat faz a observação astuta de que o sinal do gato também atrairá o inimigo para a Montanha das Pedras de Fogo. Por que isso nunca aconteceu antes?!

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca