Claud-Us

Origem
Thundera

Grupo
ThunderCats (reformado)

Intérprete/dublador
Dario Lourenço

Características
Claud-Us (às vezes soletrado Claudius) é o pai de Lion-O e o senhor anterior dos ThunderCats. Ao contrário da crença popular, Jaga não era um parente de Lion-O, apenas um mentor para o jovem herdeiro do trono ThunderCats, quando eles escaparam da destruição de Thundera.

Aparência
Claud-Us tem uma barba amarelada e uma longa juba, e um tom de pele mais escuro em comparação com  Lion-O. Temos um vislumbre de como ele parecia quando era mais jovem no episódio do Shadowmaster. Claud-Us e Lion-O eram notavelmente semelhantes em aparência (Claud-Us tinha uma juba vermelha naquela época).

Pontos fortes: Líder nato, um grande guerreiro antes de perder a visão.

Fraqueza: Cegueira.

Histórico
Em sua juventude, ele costumava lutar ao lado de Jaga, o Sábio, mas seria dada a Jaga a honra e a  responsabilidade de carregar a Espada Justiceira.

Claud-Us e Jaga foram talvez os Thundercats mais renomados de todos os tempos. Depois que Claud-Us ficou cego, Jaga tornou-se o principal guardião do Olho de Thundera, a Espada Justiceira e o Tesouro de Thundera. Mais tarde é afirmado por Lion-O que Jaga e Claud-Us eram de fato muito bons amigos. De acordo com a série, ele governou a Antiga Thundera alguns séculos atrás (declarado devido à viagem dos ThunderCats ao Terceiro Mundo). Ele governou Thundera até sua destruição. Ele perdeu a visão durante uma guerra que ele lutou contra os Mutantes de Plun-Darr.

No episódio Retorno a Thundera, Lion-O é transportado de volta no tempo para Thundera no dia anterior à sua destruição. Ninguém em Thundera podia reconhecer Lion-O, já que ele era agora uma versão adulta do Thunderpirralho de 12 anos de idade. Foi Kano, seu velho animal de estimação felino que o reconheceu e levou-o para a câmara onde seu pai estava. Ele salvou Claud-Us de um ataque das versões anteriores de e e Escamoso e Abutre, que estavam tentando recuperar os planos para um Guerreiro Robô que os espiões de Claud-Us tinham posto em suas mãos; Ele então deu estes planos para Lion-O, que os usou no presente para destruir o Guerreiro Robô dos Mutantes.

Quase nada mais do destino de Claud-Us era conhecido por quase toda a série, até que um antigo inimigo apareceu para atacar os Thundercats em Nova Thundera: o Shadowmaster.

Acreditava-se que tenha morrido em Thundera enquanto ajudava a nave real a decolar, e mais tarde foi descoberto que ele havia sido capturado pelo Shadowmaster. Quando Thundera estava prestes a explodir, houve um eclipse lunar no céu que ajudou Shadowmaster a aumentar seus poderes e abrir um portal temporário para capturar Claud-Us e levá-lo ao Reino das Sombras. O Mestre das Sombras pediu a ajuda dos Espíritos Antigos do Mal se ele conseguisse prender e derrotar Lion-O, para que os Thundercats deixassem de ser uma ameaça para Mumm-Ra e os espíritos malignos.

Através de uma sequência de pesadelos, Lion-O finalmente aprende sobre a prisão de seu pai no Reino das Sombras e é capaz de resgatá-lo. Da mesma forma que a luta anterior com Jaga e Claud-Us se unindo à Espada Justiceira, aqui novamente é Lion-O que toma o lugar de Jaga e segura a espada sagrada mais uma vez com seu pai. Eles conseguem derrotar o Shadowmaster em seu próprio reino.

Depois, Lion-O leva Claud-Us com ele em uma barreira de campo de força feita pela espada, mas Claud-Us diz a Lion-O que seu tempo passou e que o verdadeiro Senhor dos ThunderCats é de fato seu filho, Lion-O, e ele tem muito orgulho dele. Um pouco mais tarde, depois que Lion-O explica a Panthro e ao resto dos ThunderCats o que aconteceu com Claud-Us, o próprio Claud-Us se reencontra mais uma vez com seu grande amigo, Jaga, ambos como fantasmas.

Curiosidade
Podemos suspeitar que, apesar do fato de o Mestre das Sombras ter enclausurado Claud-Us em uma prisão de cristal, ele não pôde escapar do envelhecimento e sua energia corporal estava prestes a expirar. Além disso, devemos lembrar que um evento semelhante aconteceu com Jaga, que, após o envelhecimento devido à viagem na velocidade da luz para o Terceiro Mundo, seu corpo se tornou energia e seu espírito se tornou um guardião fantasma que somente Lion-O podia ver. Agora, entende-se que tanto Jaga quanto Claud-Us observarão e ajudarão Lion-O no aconselhamento e vínculo.

Aparições
21. Retornar para Thundera
Mestre das Sombras

Texto extraído de thundercats.org com tradução e adaptações de Luciano Marzocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *