3. Berbils

Escrito por Leonard Starr

Sinopse oficial
Os ThunderCats se  encontram com os Berbils, um grupo de criaturas robô-urso de pelúcia do planeta RO-BEAR. Seu líder, Ro-Ber-Bill captura Lion-0 e Snarf, mas os ThunderCats logo descobrem que os Berbils são bons e pacíficos. Ajudam, ainda, a derrotar seus inimigos naturais, os Gigantões e os Trollogs. Para piorar as coisas, Mumm-Ra se transforma em um enxame de gafanhotos e desce sobre a colheita do Berbils. Lion-O e sua poderosa espada vão derrotá-lo. Em triunfo, os Berbils concordam em ajudar os ThunderCats a construir o novo lar dos ThunderCats, a Toca dos Gatos.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Lion-O aprende o valor da amizade e a importância da cooperação. Quando os grupos têm interesses em comum, unir-se e compartilhar seus talentos e recursos pode melhor servir seu bem-estar.

As relações positivas entre os pares são importantes para as crianças. Eles fornecem uma oportunidade para interagir socialmente, expressar emoções, desenvolver uma auto-imagem e resolver problemas interpessoais. As expectativas de amizade diferem em crianças de acordo com a idade. As crianças mais novas escolhem amigos com base em atividades comuns. As crianças mais velhas escolhem-nas mais com base nas características centrais da personalidade e incluem elementos de auto-revelação, empatia e compreensão nas suas escolhas. Em geral, as amizades baseadas em interesses mútuos estáveis são as mais íntimas e duradouras.

Kohlberg, L. (1970). desenvolvimento moral e a educação dos adolescentes. Em R. F. Prunell (Ed.), Adolescência e alta escola americana. New York: Holt, Reinhart & Winston, Inc.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Ricardo Juarez
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Jaga: Garcia Neto
Mumm-ra: Sílvio Navas
​Ro-Ber Bill: Nelson Batista
BerbilsEarl Hammond (manteve-se o original)
Ro-Ber-Bella: Desconhecida
TrollogsGigantõesrinoceronte gigante: Personagens mudos

Veículos em destaque: Nave capitânia thunderiana, Thundertanque

Locais em destaque: A Pirâmide Negra, o local da queda da nave capitânia thunderiana, Vila Berbil, local escolhido para a construção da Toca dos Gatos.

Comentário oficial
“Berbils” é um episódio difícil de analisar objetivamente. Em termos de quota de ação, fator de entretenimento e originalidade do enredo, ele aparenta ser curto em comparação com muitos dos outros episódios da série. No entanto, é um capítulo de vital importância no desenvolvimento dos ThunderCats, como mostrá-los fazendo seus primeiros amigos no Terceiro Mundo, e construir uma aliança que irá ajudá-los a sobreviver.

A introdução dos Berbils e Ro-Bear-Bill é muito interessante – inicialmente mostrada como uma raça territorial quando Lion-O e Snarf caem em uma de suas armadilhas, suas intenções benevolentes são rapidamente mostradas quando liberam os dois ThunderCats e os introduzem ao esplendor luxuriante da Vila Berbil. Tomado em contexto com o resto da série, não posso deixar de sentir que as armadilhas em volta do território Berbil é ligeiramente fora de contexto, dado o seu acolhimento, empatia e natureza gentil. É possível que isso seja feito para reforçar a sensação de ameaça que os Berbils sentem de ataques Trollogs em sua aldeia.

Em muitos aspectos, os Berbils são a primeira raça ideal de nativos para os ThunderCats fazerem amizade, em primeiro lugar porque as sua generosa natureza e habilidades agrícolas fornecem aos ThunderCats comida e assistência muito necessária na construção de sua casa, mas também porque sua chance de se encontrar com eles fornece a um Lion-O ainda em desenvolvimento com uma lição valiosa, que as coisas não são sempre o que parecem. Esta mensagem é algo que seria abordado em episódios futuros, mais notavelmente em “Bom e Feio”, mais tarde na temporada 1, entretanto, os Berbils ajudam a fornecer uma parte importante do desenvolvimento do personagem do Lion-O.

Este episódio também anuncia um dos primeiros exemplos da grande interação de caráter entre Lion-O e Snarf. Esses primeiros episódios mostram o grande contraste entre o mais preocupado ancião (Snarf), e o  jovem exageradamente confiante (Lion-O). Isso tornou ainda mais interessante, e às vezes, neste episódio, um pouco cômico, pelo fato de que o mais sábio dos dois é também o menor. Enquanto Lion-O está claramente amadurecendo rapidamente, sua natureza orgulhosa e às vezes impulsiva ainda é evidente, e isso é algo que continuará a ser desenvolvido ao longo destes episódios iniciais.

“Berbils” não é perfeito – para tudo o que muita ação acontece, às vezes o ritmo é bastante lento e não é difícil ver por que, quando a versão “filme” de “Êxodo” foi lançado em Home Video, este episódio é o que sofreu mais edições. No entanto, em termos do enredo de toda a série ThunderCats, é essencial que este episódio tenha lugar – um importante capítulo inicial cheio de momentos de caráter agradável. Este é um bom e sólido episódio inicial desta grande série.

Escrito por Chris (He-Fan)

Curiosidades

  • Este é o primeiro episódio de ThunderCats a estrear como um episódio de comprimento padrão, tendo sido precedido por “Êxodo” e “A Aliança Profana”, ambos com corte juntos como um piloto especial de uma hora.
  • Este episódio foi lançado em Home Video como parte da famosa “versão de filme” de “Êxodo”, que foi basicamente os quatro primeiros episódios de ThunderCats cortados em conjunto para criar um filme de longa-metragem. No entanto, ao contrário dos outros episódios, que se tornaram o filme praticamente não cortado (e, no caso do episódio “Êxodo”, cenas esportivas que não retornaram no episódio autônomo), um grande número de cenas de “Berbils” foram cortadas e também ressequenciadas. Entre as cenas que faltam, estão todas aquelas pertencentes à subtrama sobre os Gigantões e os Trollogs, que está completamente ausente do “filme”, ​​e um grande número de cenas são alternadas, possivelmente para criar uma transição mais perfeita do episódio “A Aliança Profana”para este. A cena em que Lion-O e Snarf são primeiro presenteados com as berbil-frutas também é cortada pela transformação de Mumm-Ra em uma praga de gafanhotos – então voltamos para a cena com Lion-O e Snarf, e quando eles são interrompidos pelo alerta que a vila Berbil está sob ataque, a cena corta a praga de gafanhotos. A linha de diálogo de Lion-O, comandando o gafanhoto gigante para decolar, também está faltando na trilha sonora.
  • Este episódio marca a estreia do mais icônico dos veículos dos ThunderCats, o Thundertanque!
  • Para os fãs de Jaga, este é o primeiro episódio onde a forma de espírito de Jaga é mostrada em seu tradicional esquema de cores azul e cinza. Os dois primeiros episódios tendo mostrado sua forma de espírito colorida exatamente da mesma maneira como quando o personagem foi mostrado “vivo”, apenas com a adição de um etéreo transparente.
  • Este episódio mostra a primeira ocasião em que Lion-O convoca a Espada Justiceira para sua mão – isso seria usado novamente em muitas ocasiões ao longo do resto da série.​

Texto extraído de thundercats.org com tradução de Luciano Marzocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *