70. ThunderCats-Ho Quinta Parte: Os Novos ThunderCats

Escrito por Leonard Starr

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Quando Lion-O está prestes a cair, Hachiman agarra seu braço e o puxa para um lugar seguro. Percebendo que Mumm-Ra o jogou, Hachiman concorda em ajudar Lion-O a resgatar seus compatriotas. Ao saber disso por meio de seu caldeirão, Mumm-Ra ordena que o Capitão Shiner vá para a Montanha das Pedras de Fogo para atacar os ThunderCats. Felizmente, Tygra e Cheetara localizam o Vertus e, depois de se esgueirar a bordo, amarram Shiner e sua tripulação e colocam a nave em um curso direto para o espaço profundo.

Enquanto isso, os Berserkers conseguem embarcar em seu navio e começam a atirar no pterossauro com Snarf e Turmagar a bordo. Os ThunderKittens voam para o local em suas Pranchas Espaciais para ajudar na luta contra os piratas que estão vencendo com o poder de fogo do navio. Felizmente, em um penhasco próximo, Panthro consegue enganar Simiano e mandar o Fistpounder atrás do infeliz Mutante. O veículo sem motorista cai direto do penhasco sobre o Navio dos Berserkers, afundando-o.

Mesmo depois que todos os ThunderCats chegam na Montanha das Pedras de Fogo, eles são incapazes de alcançar os refugiados thunderianos devido ao Thundrainium. Jaga aparece e se oferece para buscar a ajuda da Estrela de Thundera. Em uma tentativa de detê-lo, Mumm-Ra convoca Grune, o Destruidor. Grune lança Jaga na atração gravitacional inescapável do Planeta Negro, mas ele é resgatado pela Estrela de Thundera. A Estrela então se transforma em um talismã que Jaga dá a Lion-O. Usar o talismã torna Lion-O imune aos efeitos nocivos do Thundrainium e ele é capaz de resgatar os três thunderianos.

Assim que o Senhor dos ThunderCats traz os três novos amigos para a segurança, Mumm-Ra desce e agarra o talismã. Apesar dos avisos de Jaga, Mumm-Ra abre o talismã e a explosão que se segue aparentemente o destrói. Os ThunderCats retornam à Toca dos Gatos, onde Lion-O unge Lynx-O, Bengali e Pumyra, tornando-os os membros mais novos dos ThunderCats.

Moral da História
É importante notar que, depois de todos os seus problemas e apesar dos melhores planos de Mumm-Ra, os thunderianos conseguem escapar por conta própria. No momento em que o fazem, no entanto, Mumm-Ra perdeu o interesse em seu plano anterior; ele agora está completamente obcecado pela Estrela de Thundera. “Fique com sua espada”, diz ele no roteiro. “A Estrela de Thundera é minha!” Como acontecerá com ele mais tarde em “A Herança” e “O Livro dos Presságios”, a ganância e a megalomania de Mumm-Ra levam o melhor dele aqui.

Todo o episódio tem uma apoteose quase cármica, com os vilões sofrendo severas perdas e os mocinhos desfrutando dos louros da vitória. Não é comum acontecer tudo tão linear na vida real, talvez este tenha sido um desserviço, mas é agradável pensar que boas ações são recompensadas e as más, punidas.

Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Escamoso: André Luiz Chapéu
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luiz Feier Motta
Ratar-O: Márcio Simões
Homem da Neve: Antônio Patiño
Snowmeow: N/C
Hachiman: Júlio Cezar
Turmagar: Dario Lourenço
Tuskas: Carlos Seidl
Pterossauro: N/C
Mão-de-Martelo: Marcos Miranda
Ram-Bam: Ronaldo Magalhães
Magrelo: Hélio Ribeiro
Double Spin/Dose Dupla: Newton Apollo
Cruncher: N/C
Capitão Shiner: Jomeri Pozzoli
Tripulante Prussiano 1: Marco Antônio Costa
Tripulante Prussiano 2: José Santa Cruz
Grune: Márcio Simões

Locais em destaque: Costa dos Piratas RaivososTuskaniaToca dos GatosPirâmide NegraMontanha GanchoMontanhas das Pedras de Fogo; Estrela de Thundera; Planeta Negro.

Veículos: Navio Berserker; Vertus; Fistpounder;  HoverCatMergulhador;  Pranchas EspaciaisPterossauroRato EstelarSkyCutterThunderClawThunderTanque.

Comentário oficial
Ao longo dos últimos quatro episódios, Leonard Starr lançou as bases para um final culminante. Ele tem relativo sucesso na Parte Cinco, amarrando pontas soltas de maneira inteligente e dando aos mocinhos e bandidos tudo o que eles merecem. Isso não quer dizer que deve estar livre de críticas – alguns pontos da trama poderiam ter sido melhor definidos nas partes anteriores, e a animação não atinge as mesmas alturas que a história – mas é uma conclusão satisfatória e de alta energia.

O episódio começa quando os ThunderCats vão em direção à Montanha das Pedras de Fogo. Aproximando-se por terra, Panthro, no ThunderTanque, enfrenta Simiano no Fistpounder; e pelo mar, os ThunderKittens se unem a Snarf e Turmagar para atacar os Berserkers. Esta é a virada mais inteligente e encantadora de Starr na história, já que as duas histórias convergem inesperadamente! Apenas quando WilyKit e WilyKat o pegam, o Fistpounder vem cambaleando de um penhasco diretamente para o convés do navio Berserker, afundando-o. Vale a pena olhar apenas para o rosto de Mão-de-Martelo.

Tygra e Cheetara, por sua vez, estão se aproximando da Montanha pelo ar, e seu encontro com o Capitão Shiner (sua última aparição na série) é repleto de grandes momentos. A sequência inteira é sobre Shiner e sua equipe recebendo sua punição por seu papel na prisão de Lynx-O, Bengali e Pumyra; e é um crime que os ThunderCats não consideram levianamente. A sombra de Cheetara passando sobre as correntes que prendiam os thunderianos é um breve momento eficaz para nos lembrar do que aconteceu [2]. É, portanto, particularmente cármico quando essas mesmas correntes são usadas para prender a tripulação de Shiner.

O próprio Shiner também brilha. Ele não está impressionado com o ThunderClaw e o HoverCat, mal prestando atenção enquanto sua equipe tenta localizá-los. Em uma fala omitida, ele até sugere que os ThunderCats provavelmente fugiram, intimidados pelo Vertus e seus sensores espaciais: “ThunderCats não são estúpidos”. A punição de Tygra e Cheetara para a tripulação do Vertus – lançando-os para o espaço profundo a toda velocidade – é um pouco dura? Provavelmente. Mas se alguém pode se contorcer para sair de uma prisão como essa, é Shiner. Adeus, capitão!

Depois que todos estão reunidos na Montanha das Pedras de Fogo, Mumm-Ra bane Hachiman de volta para seu próprio tempo [3]. É estranho que Hachiman ainda esteja lá, já que ele se ofereceu para se aventurar na prisão sozinho para resgatar os thunderianos – um plano brilhante que Starr parece esquecer depois de propô-lo. Neste ponto, a história dá sua volta final, quando Jaga aparece para Lion-O para apresentar o deus ex-machina conhecido como a Estrela de Thundera: o maior poder do Universo, que nunca foi mencionado antes e nunca será mencionado novamente. Starr poderia ter feito melhor para estabelecer uma razão para a falta de interesse de Mumm-Ra na Estrela até este ponto. A coisa toda, do Planeta Negro ao poder destruidor da Estrela e ao medalhão que Jaga usa para encapsulá-la, sugere uma mitologia mais ampla e silenciosa que permanece inexplorada no futuro e parece vagamente psicodélica em sua aleatoriedade.

Mumm-Ra ignora o aviso de Jaga [4] e abre o talismã, liberando a energia da Estrela e desencadeando uma reação em cadeia de terremotos e erupções que destroem a Montanha das Pedras de Fogo e o enterram vivo. A animação da prisão em ruínas é bem feita, assim como os efeitos visuais alucinantes usados para simular o fogo estelar e a lava.

Os animadores incluem um punhado de outros detalhes interessantes: água em cascata sobre as lentes da câmera enquanto os Berserkers bombardeiam os ThunderKittens, o monóculo de Shiner caindo de seu olho em choque, a insígnia de cobra infinita de Mumm-Ra mostrada brevemente no portão da prisão. O uso da Montanha como pano de fundo para a transformação de Mumm-Ra também é incrível. A contagem regressiva na tela durante a saída de Tygra e Cheetara do Vertus é altamente incomum – nenhum equivalente vem à mente em qualquer outro episódio. Também causa distração, já que leva apenas dez segundos e o tempo está claramente se prolongando durante a edição.

Apesar da apoteose, há erros. Quando Tygra alerta Cheetara sobre o Vertus às 10 horas de altura, ela se vira e o vê às 2 horas. Mais notavelmente, Pumyra é acidentalmente desenhada em seu uniforme final de ThunderCat (botas vermelhas, pulseira vermelha, gargantilha de ouro) em uma cena dentro da Montanha ainda. Esses erros não são flagrantes, mas são incômodos e talvez indicativos de que os animadores colocaram tanta energia na Parte Três que as outras ficaram descuidadas.

No final, temos um adorável epílogo que mostra os thunderianos sendo elogiados por sua bravura e tratados como iguais pelos ThunderCats, tanto que Lion-O os unge e Tygra os chama Bengali de “irmão”. [5] Essa rejeição da separação em classes do velho mundo é mais do que apenas praticidade (ou seja, colocar todos sob o mesmo teto faz sentido). É também um eco do que Lynx-O sugere sobre Claud-Us. “Todos o conheciam”, diz ele, acrescentando em uma fala omitida que “embora ele governasse Thundera, ele se movia livremente com seu povo, como um de nós”. Lion-O continua esse populismo e o leva um passo adiante, ungindo-os como iguais, prenunciando atitudes igualitárias que florescerão em Nova Thundera em “Poço da Dúvida”. O trauma de abandonar essas três pessoas, o pesadelo que deu início a esses cinco episódios, tinha um tom assustador, dando a entender que a vida de Lion-O era mais valiosa do que a deles. Aqui, na Parte Cinco, e eventualmente em Nova Thundera, nosso jovem Senhor procura consertar esse erro. Um dia, você terá que tomar muitas decisões difíceis, Lion-O. Esta foi fácil.

1 ^ Leonard Starr deu a cada parte um título provisório. A Parte Cinco foi “Os Novos ThunderCats”.

2 ^ No roteiro, Cheetara comenta sobre as correntes: “Um pouco da hospitalidade do Capitão Shiner, acorrentando seus convidados”. Depois que ela e Tygra algemaram a tripulação de Shiner, ela também comenta sobre a crueldade disso. “Eles não parecem gostar”, diz Tygra. “Não”, ela responde. “É mais divertido fazer o encadeamento”.

3 ^ Hachiman, sendo de outra época, não está de acordo com o que aprendemos mais tarde em “O Dragão de Jade”.

4 ^ Mumm-Ra pode ver e ouvir Jaga, assim como em “Malcar”.

5 ^ Este é o assunto de alguma controvérsia, já que alguns fãs entenderam que os dois são na verdade irmãos, e alguns materiais licenciados aumentaram a confusão.

Escrito por by Zack (thezaxfactor)

Curiosidades

  • A introdução do episódio apresenta uma cena de um lamentável, com Lion-O pendurado na ponte que não estava presente na Parte Quatro. Em vez disso, é um único quadro da cena de abertura da Parte Cinco.
  • Em “Juntos Nós Resistimos”, Ram-Bam menciona que os Berserkers tomaram banho “há dois meses”. Talvez ele esteja se referindo a este episódio.
  • É estranho que Tygra reconheça o capitão Shiner, já que os dois não se viram em “Espada no Precipício”.
  • Jaga e Grune tendo corpos físicos durante seu confronto sugere que a Estrela de Thundera exista no Mundo Astral.
  • Não é explicado como Escamoso e Chacal emergem da Montanha das Pedras de Fogo antes dos thunderianos, uma vez que os Mutantes provavelmente estavam atrás deles em perseguição. Pior, nós os vemos se retirando para a prisão antes que ela seja destruída, mas eles aparecem vivos e ilesos em “Mumm-Ra Vive! Parte I ”.
  • Uma versão do rascunho do roteiro inclui vários detalhes omitidos, incluindo os ThunderKittens discutindo sobre a Prancha Espacial danificada de WilyKat, o ThunderTanque atacando o Fistpounder segurando um punho em suas mandíbulas, Hachiman atacando Mumm-Ra com o Thunder-Cutter e Mumm -Ra gritando, “Os Thunderiano estão soltos!”
  • Quando os thunderianos procuram uma saída da Montanha das Pedras de Fogo, Pumyra está usando as botas vermelhas que fazem parte de seu uniforme de ThunderCat, que ela não usa até o final do filme. Após essa cena, ela volta a estar descalça, mesmo durante a cerimônia da unção, quando ela só é mostrada dos joelhos para cima.
  • Apesar de não usar botas durante a maior parte do filme, ela não tem dedos visíveis como os outros ThunderCats, aparentemente sendo desenhada como se tivesse botas, apesar de estar descalça.
  • Este erro aparece novamente quando eles alcançam o fim da ponte sobre os poços de Thundrainium.

Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca