32. Rainha de 8 Pernas

Escrito por Stephen Perry

Sinopse oficial
Disfarçando-se como um Diamond Fly requintado e desamparado, Mumm-Ra leva Lion-O ao domínio monstruoso da Spidera, Rainha das Oito Pernas. Spidera aprisiona Lion-O e Snarf em seu covil. No processo, Lion-O perde a espada. Os outros ThunderCats tentam libertá-los e são imobilizados um por um, mas não antes de Tygra pegar a espada caída e jogar para Snarf. Com grande esforço, Snarf libera sua cauda poderosa de sua prisão de casulo, pega a espada e a lança para Lion-O. Ele explode seus laços e inspira os ThunderCats a se libertarem. Eles concentram todos os seus poderes em Spidera e a destroem.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Os ThunderCats entram no Reino de Teias, onde o mal do engano e os emaranhados que se seguem são representados. Mumm-Ra usa o engano para tentar capturar Lion-0 no domínio de frenesi, ódio e raiva. Mas uma consciência honesta do que está acontecendo permite que Snarf, Lion-O e os outros ThunderCats quebrem os laços do engano.

Às vezes, sucumbimos à atração do engano como uma maneira fácil de sair de situações difíceis. Podemos negar que temos sentimentos desconfortáveis ​​de inveja ou raiva por alguém e tentar disfarçar nossos sentimentos. Ou podemos negar que fizemos algo errado e deturpar o que aconteceu com amigos, pais ou autoridades. Quando algo assim acontece e escolhemos ser enganosos e desonestos, descobrimos, como o Reino das Teias, nossos envolvimentos cada vez maiores, já que o engano tem uma maneira de se expandir. Para manter nossa história, devemos mentir cada vez mais aos outros e a nós mesmos e gradualmente nos sentimos presos e culpados. A única solução real para situações como esta é ser honesto e admitir sentimentos ou nossas ações tanto para os outros quanto para nós mesmos. Então, podemos lidar com a realidade da situação e resolvê-la em vez de encobrir. Ao fazer isso, estamos aliviados do fardo da mentira e das complicações e culpas que ela cria. Cavar dentro de nós por honestidade e perseverança, como fez Snarf, pode nos levar de volta a um estado de abertura e harmonia com os outros.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Jaga: Garcia Neto
Mumm-Ra: Sílvio Navas

Locais em destaque: Toca dos Gatos, Reino de Teias, Pirâmide Negra, floresta.

Comentário oficial
Aracnofobia, o medo mórbido de aranhas, é, sem dúvidas, a fobia mais comum a afligir a raça humana – potencialmente algumas das criaturas mais ameaçadoras da Criação, portanto, não é completamente surpreendente que o conceito de aranhas gigantes tenha sido amplamente usado em gêneros de terror e fantasia por muitos anos, incluindo contos lendários como o Senhor dos Anéis de Tolkien. Portanto, só poderia ter sido uma questão de tempo até que o conceito chegasse aos ThunderCats e eles tivessem que lutar contra as gigantescas aranhas e a própria Spidera.

Este episódio tem um enredo relativamente simples, mas eficaz – embora a origem do Reino das Teias não seja explicada neste episódio, não é difícil imaginá-lo como um canto escuro um tanto intimidador, mas relativamente inócuo do Terceiro Mundo, ostentando uma população de aranhas gigantes, não sem seus próprios perigos, mas não uma grande ameaça, todas as quais mudam com o surgimento de Spidera, uma poderosa e flagrantemente maligna criatura cujo potencial de destruição se torna instantaneamente evidente para Mumm-Ra. Mumm-Ra assumir o disfarce de Diamondfly hipnótica para atrair Lion-O ao reino de Spidera é um dispositivo de enredo padrão, mas que funciona efetivamente, particularmente quando o hipnotizado Lion-O é perseguido por Snarf, e ele próprio é vítima do destino previsto por Mumm-Ra para Lion-O.

Talvez uma das coisas mais notáveis ​​sobre esse episódio seja quanta força física Lion-O exibe – embora não seja tecnicamente super-humano em termos de força quando comparado a outros heróis do mesmo gênero, é fácil esquecer quão forte é Lion-O. Este episódio mostra habilmente Lion-O chamando toda a força ao comando de seus músculos protuberantes para quebrar as teias de aço, e novamente para esticar-se ao poderoso cinto de Spidera e recuperar a Espada Justiceira. Outro conceito explorado neste episódio é como a força física pode ser tanto força de vontade quanto força muscular, algo que Snarf, sem dúvida o mais improvável dos ThunderCats para exibir um feito de força física, demonstra grande efeito!

Apesar do conceito um tanto “assustador” dos ThunderCats terem que lutar contra aranhas gigantes, na realidade este episódio não é especialmente assustador – embora isso possa parecer uma oportunidade desperdiçada dado o público-alvo da série, talvez não seja surpreendente que os animadores do programa optaram por dar a Spidera um aspecto suficientemente exagerado para não se olhar imediatamente e pensa “aranha gigante”. Na verdade, nenhuma das aranhas vistas neste episódio é particularmente realista, o que novamente poderia ser visto como uma oportunidade perdida – sem dúvida um dos conceitos mais genuinamente assustadores para entrar no universo dos ThunderCats, pode-se argumentar que isso episódio teve o potencial para alcançar uma sensação de ameaça que quase nunca seria possível dentro da série novamente. No entanto, tenho certeza de que, para muitos sofredores de aracnofobia, o fato de que os animadores decidiram atenuar Spidera e seus servos de oito pernas para esse episódio é algo pelo qual serão eternamente gratos!

Este episódio não é particularmente notável pelo seu enredo, ou por qualquer grande exploração ou desenvolvimento do personagem –  no entanto, devido à natureza única do seu vilão convidado, é um episódio que se destaca pelas suas qualidades únicas e excitantes sequências de ação. Apesar de não ser o episódio mais forte da série, no entanto “Rainha de 8 Pernas” é um episódio que todos (mesmo os que têm medo de aranhas) irão gostar.

Escrito por Chris (He-Fan)

Curiosidades

  • Embora ao se comunicar com os Espíritos Antigos do Mal, Mumm-Ra geralmente os aborde coletivamente, neste episódio Mumm-Ra pareceria abordar um ser especificamente, a quem ele se refere como Nêmesis.
  • Na cena em que Snarf sai da Toca dos Gatos logo após Lion-O ter sido levado pela Diamondfly, nenhuma explicação é dada a respeito de porque Snarf deveria escolher aquele momento para aparecer – no entanto, na adaptação da Marvel Comics deste episódio, é explicado que Snarf corre atrás de Lion-O porque ele está cozinhando o jantar e Lion-O perdeu a hora!
  • O personagem de Spidera retorna no episódio final da 1ª temporada, “Fond Memories”.
  • Quando a Marvel Comics publicou sua própria adaptação deste episódio, apresentou um final radicalmente diferente do que foi visto aqui. Na adaptação em quadrinhos, os ThunderCats são confrontados com a necessidade de matar Spidera, e Lion-O hesita, mas os ThunderCats posteriormente derrotam Spidera usando a Espada Justiceira para reformar o ovo de onde ela saiu, contendo-a para dentro.

Texto extraído de thundercats.org com tradução e adaptações de Luciano Marzocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *