13. Senhor das Neves

Escrito por Bob Haney

Sinopse oficial
Os ThunderCats rastreiam um meteoro Thundrillium, sua fonte de energia, caindo na Montanha Gancho – a paisagem gelada dominada pelo Senhor das Neves e seu gato gigante SnowMeow. Lion-O e Snarf oferecem amizade em troca do meteoro, mas o Senhor das Neves trava uma batalha pelo “prêmio”. Lion-O usa seu poder como Senhor dos ThunderCats para comandar SnowMeow, contrariando seu mestre gelado. Os Mutantes convocam Abutre e sua Máquina Voadora para roubar o meteoro, mas Snarf e o Senhor das Neves unem forças para derrubar a nave do céu, derrotando as forças do mal em ação. Lion-O salva Senhor das Neves do Abismo sem Fundo e a amizade prometida é aceita.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Lion-O está motivado a iniciar uma missão independente para encontrar o Thundrillium, essencial para a sobrevivência dos ThunderCats. Apesar da ameaça de perigo, ele vê a jornada e sua conclusão bem sucedida como uma missão pessoal necessária para provar sua competência e certificar sua passagem para a vida adulta. Quando confrontado pelo Senhor das Neves, ele oferece um pacto de honra, mas a resposta do antagonista é um teste de combate para ver se o Lion-O pode ganhar seu respeito e ser digno de tal aliança. Jaga mais uma vez ensina a Lion-O que é inteligência em conjunto com a força que consegue vencer. Fiel à sua crença no Código de Thundera, Lion-O resgata o Senhor das Neves da morte iminente, a fim de ganhar seu respeito e iniciar a aliança.

Motivação de realização é o desejo de dominar problemas, melhorar habilidades e fazer bem em uma área particular. Envolve uma avaliação espontânea de seu desempenho em relação a padrões de excelência e uma experiência de satisfação quando o desempenho é bem-sucedido. Um elemento no nível de motivação das conquistas das crianças é suas atribuições relativas ao sucesso e ao fracasso de uma tarefa. Quatro atribuições ou razões para comportamento e resultado podem ser identificadas: habilidade, esforço, dificuldade na tarefa e sorte. Esses fatores causadores influenciam as reações das crianças ao seu comportamento e suas expectativas sobre performances futuras. Eles podem ser considerados em duas dimensões: interno/externo e estável/instável. A dificuldade e a sorte da tarefa são causas externas ao indivíduo e, se o resultado for atribuído a essas causas, o esforço para alcançar é menos provável de ser feito do que se o resultado for atribuído à capacidade e esforço, que são causas controladas pelo indivíduo. Habilidade e dificuldade de tarefa são causas estáveis, enquanto esforço e sorte são instáveis ​​e mutáveis. Atribuições sobre o sucesso e o fracasso de uma causa estável têm maior probabilidade de afetar expectativas sobre o desempenho futuro do que aquelas feitas a causas instáveis. Por exemplo, uma criança que atribua resultado a sua habilidade irá esperar sucesso ou fracasso em uma tarefa similar se sua habilidade for considerada adequada ou não. E a criança nesse caso provavelmente trabalhará duro, persistirá na tarefa e tentará ter sucesso. Uma criança que atribua resultado à dificuldade da tarefa irá esperar sucesso ou fracasso se a tarefa for considerada fácil ou difícil. Por outro lado, uma criança que atribui resultados a fatores instáveis, como a quantidade de esforço ou sorte, terá expectativas incertas sobre seu desempenho (Weiner, 1974).

 

WEINER, B. (1974). Achievement Motivation and Attribution Theory. Morristown, NJ: General Learning Press.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Mumm-Ra: Sílvio Navas
Escamoso: André Luiz “Chapéu”
Simiano: Paulo Flores
Chacal: Older Cazarré
Abutre: Luiz Feier Motta
Senhor das Neves: Paulo Pinheiro

Locais em destaque: Montanha Gancho,  Abismo sem Fundo, Toca dos Gatos.

Veículos em destaque: Nave Voadora, ThunderTanque

Comentário oficial
Dentro do gênero de séries animadas de ação a partir da década de 1980, parece haver vários temas recorrentes, conceitos e ideias utilizados para fornecer variedade a certos episódios dentro dessas séries. O mais comum deles é o obrigatório “encolhimento” (e isso seria utilizado na série ThunderCats com o episódio “The Wolfrat”), mas outro tema frequentemente usado é um episódio “baseado na neve” – um episódio que ocorre em um local com neve, com os diferentes cenários que esse ambiente pode criar. Em “Senhor das Neves”, este é o tema que é utilizado, e embora seja fácil descartar isso como não original, na verdade este episódio emprega este tema com credibilidade e originalidade brilhante, enquanto no processo dos ThunderCats ‘ explorarem seu planeta adotivo, introduzindo a Montanha Gancho e o Reino do Senhor das Neves.

Este episódio marca a primeira aparição de vários personagens convidados recorrentes, incluindo o Senhor das Neves da Montanha Gancho. Sua apresentação nesta ocasião é emocionante e muito convincente devido à forma como aparece. Embora os ThunderCats tenham encontrado suspeitas e desconfianças iniciais da maioria dos desafios que encontraram no Terceiro Mundo até agora, este é o primeiro episódio em que eles encontram uma hostilidade realmente agressiva de alguém que mais tarde se tornaria um aliado.

A maneira como o Senhor das Neves reage ao encontro de Lion-O na verdade fala muito sobre a complexidade de seu personagem, e inicialmente o destaca como um vilão – pois, quando Lion-O chega a ele oferecendo amizade e aliança, ele reage com orgulho e hostilidade, exigindo que Lion-O conquiste sua amizade ao enfrentá-lo em combate. Essa é uma mentalidade interessante, pois a habilidade do Lion-O de derrotar o Senhor das Neves (ou não) certamente não serviria tanto como um indicador de quão leal ou confiável um aliado ele seria. O que isto estabelece é que o Senhor das Neves é ​​obviamente um líder orgulhoso que não forja alianças facilmente, e que ele dá muita importância à habilidade de um aliado em uma situação de combate, uma mentalidade sustentada por sua natureza territorial. No entanto, no final, o Senhor das Neves prova ser um bom e leal amigo, e misturado com esses aspectos negativos de sua personalidade, é uma lealdade feroz e apaixonada que ajudaria os ThunderCats em muitos episódios futuros.

Neste episódio nós também somos apresentados a Abutre, numa estréia memorável fornecendo uma sensação real de perigo ao atacar SnowMeow e Snarf em sua Máquina Voadora. Eu confesso livremente que o Abutre é um dos meus personagens favoritos da série, e uma grande razão para isso é porque ele recebe um monte de histórias muito boas e um bom grau de desenvolvimento do personagem. Enquanto neste episódio ele é basicamente mostrado apenas como o habilidoso piloto do primeiro pequeno veículo aerotransportado a ser usado pelos Mutantes na série (lembre-se que este episódio antecede a introdução dos veículos Nave Navalha e Mergulhador), episódios posteriores mostrariam Abutre como o verdadeiro cérebro por trás da causa Mutante, bem como um inimigo astuto e dúbio para os ThunderCats.

Este episódio também é uma ótima demonstração para Lion-O. Aqui vemos uma progressão definitiva da “arrogância” inicial exibida pelo jovem líder dos ThunderCats nos primeiros episódios da série, com o Lion-O desenvolvendo habilidades de liderança sábias que o ajudam bem neste episódio. Embora se possa argumentar que Lion-O é excessivamente orgulhoso quando enfrenta o Senhor das Neves cara a cara (particularmente quando ele descarta os pedidos de Snarf de convocar os outros ThunderCats), isso é temperado com um saudável grau de sabedoria, pois poderia ser que seu antagonista veria isso como um ato de covardia por parte do Senhor dos ThunderCats, prejudicando assim as chances de formarem uma aliança. Lion-O também age com autoridade e liderança maduras, primeiramente tentando criar pacificamente uma aliança com o Senhor das Neves antes de seu ataque, e novamente quando ele salva a vida do mesmo. O Lion-O que encontramos pela primeira vez na série poderia ter deixado o Senhor das Neves e simplesmente levado o item para o qual ele veio a Montanha Gancho (ou seja, o meteoro Thundrillium), mas neste episódio, Lion-O é capaz de olhar mais apmplamente (o benefício de formar uma amizade com o Senhor das Neves), e sabiamente diferencia entre um verdadeiro inimigo e um amigo inicialmente hostil, mas potencial. É também um pequeno personagem que toca o Lion-O reagindo a essa situação em particular com maior sabedoria e julgamento do que Snarf, representando algo como uma inversão de papéis.

Outra coisa que me surpreende pessoalmente nesse episódio é o quão lindamente animada ela é, com alguns ângulos altamente inventivos e visualmente excitantes usados ​​durante as sequências de luta e algumas obras de arte de fundo verdadeiramente deslumbrantes das várias paisagens nevadas evidenciadas na Montanha Gancho. Este episódio é uma verdadeira festa para os olhos, e algo que os animadores do ThunderCats mereciam se orgulhar.

Para resumir, este episódio é único em uma variedade de maneiras, e também é muito significativo no contexto geral da série. Como tal, é facilmente um dos episódios mais memoráveis ​​da primeira temporada do ThunderCats.

Escrito por Chris (He-Fan)

Curiosidades

  • Dois personagens convidados regulares, Senhor das Neves e seu felino SnowMeow, fazem sua estréia neste episódio. Ambos fariam várias aparições de retorno ao longo do curso da série, juntos e separadamente.
  • Mais de uma vez durante esse episódio, o Senhores das Neves da Montanha Gancho são mencionados no plural, indicando que há mais da raça do Senhor das Neves presente no Terceiro Mundo. No entanto, o Senhor das Neves que encontramos neste episódio é o único da sua espécie já visto no decorrer da série.
  • Este episódio marca a primeira aparição de Abutre, assim como sua Máquina Voadora. Embora tenha sido posteriormente estabelecido que Abutre era de origem pundarriana, nenhuma explicação foi dada dentro da série de onde ele veio ou como ele veio a trabalhar com os outros líderes Mutantes no Terceiro Mundo. Além disso, como uma nota adicional de interesse, enquanto os outros Mutantes foram todos mostrados por serem líderes de suas próprias raças ou facções (por exemplo, Escamoso como o líder dos reptiloides etc.), nenhum outro “Abutre” foi mostrado ao longo do curso da série.
  • Embora o último dos personagens Mutante regularmente recorrentes seja introduzido, Abutre também teria o privilégio de ser o último Mutante visto na série, cortesia de seu papel no episódio 128, “The Zaxx Factor”.
  • Este episódio nos fornece a primeira olhada detalhada no fosso que cerca o Castelo Plun-Darr, mostrando vários tipos de criaturas que vivem dentro dele. O fosso é representado como um ambiente quase pantanoso, o que contrasta com a forma como é mostrado alguns episódios depois, em “The Fireballs of Plun-Darr”, onde está cheio de água.
  • Neste episódio, Lion-O consegue com sucesso que SnowMeow pare quando carrega o Senhor das Neves, revelando que o Lion-O possui alguma forma de poder telepático sobre outros gatos (não-humanoides). Esta é a única vez que o Lion-O exibiria esse poder na série.
  • Este episódio foi adaptado em um livro Find Your Fate com vários enredos e finais.
  • O turbilhão que Lion-O e Snarf encontram se destina a ser o Vórtice – o mapa do Terceiro Mundo de Leonard Starr o coloca na base de Montanha Gancho, e o livro Find Your Fate mencionado acima o nomeia como tal – mas claramente não é o mesmo Vórtice que o Lion-O encontra no “Desafio de Força”, especialmente desde que o Lion-O não o reconhece durante o segundo encontro.
  • Este é o primeiro de vários episódios dos ThunderCats a ser escrito pela lenda dos quadrinhos Bob Haney. Bob tinha um currículo extenso no campo das histórias em quadrinhos, particularmente trabalhando para a DC Comics, onde seu feito mais notável foi co-criar os Teen Titans originais. Bob também trabalhou em muitos dos principais personagens da DC, incluindo Batman e Superman, e também produziu roteiros para os desenhos animados Superman e Aquaman dos anos 60, produzidos pela Filmation. Infelizmente, Bob Haney faleceu em novembro de 2004, aos 78 anos.

Texto extraído de thundercats.org com tradução e adaptações de Luciano Marzocca

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *