95. A Volta às Origens – Quinta Parte

Escrito por Peter Lawrence

Para assistir clique aqui

Sinopse oficial
Lion-O deve recuperar o Livro da Justiça roubado por Mumm-Ra em Nova Thundera, bem como resgatar seus amigos das garras dos Lunataks no Terceiro Mundo.

Mumm-Ra tenta impedir que os ThunderCubs decolem no Feliner, mas Lion-O usa a Espada Justiceira para criar uma rampa de decolagem que permite que a nave voe para o Terceiro Mundo. O Bebê Snarf então usa a Flauta Mágica para hipnotizar Ma-Mutt e Lion-O aproveita o momento para explodir Mumm-Ra de volta à sua Nova Pirâmide Negra. Uma vez dentro da pirâmide, os Antigos Espíritos do Mal dizem a Mumm-Ra para descansar e prometem a ele que, durante sua próxima transformação, ganhará poderes fenomenais.

No Terceiro Mundo, os Lunataks estão forçando os ThunderCats capturados a minerar Thundrillium da Mina Thundrillium. Eles até adicionaram os Berbils à sua lista de escravos. Os ThunderKittens, no entanto, conseguem escapar, com a ajuda de Homem da Neve. Os gêmeos então encontram os ThunderCubs e juntos eles chegam à DarkSide.

Enquanto isso, em Nova Thundera, Lion-O e o Bebê Snarf chegam à Nova Pirâmide Negra para recuperar o Livro da Justiça. Lá eles ficam chocados ao ver o novo Mumm-Ra superpoderoso. Lion-O e Mumm-Ra se envolvem em um duelo acirrado no qual o Sacerdote do Mal parece ter a vantagem, até que ele acidentalmente joga a Espada de Plun-Darr em uma das estátuas dos Antigos Espíritos do Mal, fazendo com que toda a pirâmide desmorone.

Lion-O e Snarf resgatam Ma-Mutt ainda hipnotizado da pirâmide em implosão e ele os leva para o Terceiro Mundo no Mumm-Raft. Lion-O então liberta todos os ThunderCats e Berbils escravizados dos Lunataks e leva os ThunderCubs para a Caverna do Tempo, onde são restaurados à sua idade normal. Ma-Mutt, agora tendo saído de seu transe, dirige-se para a Pirâmide Negra, onde os Espíritos Antigos do Mal trazem Mumm-Ra de volta ao Terceiro Mundo por meio do caldeirão.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Os ThunderCats conseguem, mais uma vez, mesmo separados trabalhar em uníssono, com estratégias coletivas que abraçam seus valores individuais. O resultado do coletivo é muito maior do que a mera soma das partes.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Ricardo Juarez
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Oberdan Júnior
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Linx-O: Magalhães Graça
Bengali: Marco Antônio Costa
Pumyra: Miriam Ficher
Homem da Neve: Antônio Patiño
Ro-ber Bill: Ricardo Schnetzer
Ro-ber Bella: N/C
Berbils: Sons metálicos
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: somente sons e grunhido
Antigos Espíritos do Mal: Ricardo Schnetzer
Escamoso: André Luiz Chapéu
Abutre: Luiz Feier Motta
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Aluro: Ricardo Schnetzer
Chilla: Ilka Pinheiro
Red Eye: Márcio Simões
Tug Mug: Luiz Brandão

Locais em destaque: Nova Pirâmide NegraNova ThunderaTerceiro MundoTorre da JustiçaSkyTombMina de Thundrillium, Caverna do Tempo, Pirâmide Negra, Floresta da Neblina, Vila Berbil, Montanha Gancho

Veículos em destaque: FelinerMumm-Raft

Comentário oficial
Uma ótima conclusão para a saga em cinco partes. Não que a saga toda seja boa, está longe disso. Todos os impasses vividos poderiam ter se resolvido em dois episódios bem montados, com menos dramalhões e mais ação.

Apesar do traço do “Super Mumm-Ra” ter ficado maravilhoso, ainda não entendi o que ele tinha de tão super para ser derrotado tão facilmente. Logo ele que arquitetou toda essa volta somente para destruir os felinos: reconstruir Thundera, recuperar a Espada de Plun-Darr, viajar no Espaço, criar uma nova pirâmide. No final, o resultado foi que o “maligno” Mumm-Ra deu um novo planeta aos thunderianos, perdeu pontos com os Antigos Espíritos do Mal e pegou uma espada que serve, virtualmente, para nada. Mumm-Ra foi perdido como a criatura aterrorizante da primeira temporada. O Sacerdote do Mal está arriscando demais para derrotar inimigos que outrora ele dizia ter todo o tempo do Universo para isso. Ele sente amor por seu cachorrinho Ma-Mutt (que só o diminui como personagem). Aliás, talvez eu nunca tenha tratado como Ma-Mutt é um tiro no pé da série. Mumm-Ra perde força como perigo real e iminente com um pet fazendo seu trabalho e recompensando com carinhos e chamegos. Pior: não fosse só isso, as diversas contratações que a Múmia fazia, trazendo personagens de moral ambígua (Broca, Demolidor, Berserkers etc.) enriqueciam por demais a série. Agora Ma-Mutt faz tudo por amor a seu mestre, sem cobrar ouro, diamantes ou mesmo a co-liderança do Terceiro Mundo em caso de vitória.

Escrito por Luciano Marzocca

Curiosidades
Apesar de não mencionar isso no episódio, pelo contrário, dar a entender que Nova Thundera seria abandonada, os ThunderCats vão começar um trabalho de colonização de seu mundo reconstruído daqui para a frente.


Texto de Luciano Marzocca com referências de http://thundercats.org/ https://thundercats-ho.fandom.com/ e https://thundercats.fandom.com/