78. A Máscara de Górgon
Escrito por Romeo Muller
Para assistir clique aqui
Sinopse oficial
Pumyra e Bengali estão a bordo do ThunderStrike quando, de repente, Lynx-O assume o controle da nave. A bordo do ThunderClaw, Panthro e Lion-O perseguem o ThunderStrike e, alcançando-o, Lion-O embarca, assume o controle e o devolve em segurança ao solo. Pumyra e Bengali informam a Lion-O que, na noite anterior, Lynx-O recebeu informações por meio de seu Painel Braille que podem estar causando-lhe uma reação tão estranha: Ma-Mutt descobriu o Livro de Norvog-Noszh, a única história existente do Terceiro Mundo, e entregou a Mumm-Ra. O livro descreve um conto histórico da Máscara de Górgon e as Colinas de Elfshima. Mumm-Ra convoca Tug-Mug e Chilla para roubar a Máscara de Górgon do Reino das Árvores das Donzelas Guerreiras, onde ela está embutida e guardada na casca de uma árvore. Ao roubar a máscara, eles olham erroneamente em seus olhos – o que os transforma em pedra. Willa informa aos ThunderCats sobre o roubo da Máscara, enfatizando que ela deve ser devolvida à sua árvore e não deve ir às Colinas de Elfshima. Intimando Lion-O a recapturar a máscara de sua pirâmide, Mumm-Ra engana Lion-O, Panthro e Willa, transformando-se em Nayda. A Máscara transforma os três em pedra e Mumm-Ra rouba a Espada Justiceira. Enquanto a Máscara olha pelas oculares da Espada em direção às Colinas de Elfshima, o conto histórico se torna realidade – a cadeia de colinas ganha vida na forma de um gigante deitado – O Filho de Górgon. Voando no ThunderStruke, Bengali e Lynx-O manobram a nave através do canal auditivo do gigante e explodem o ouvido interno com canhões laser. Perdendo o equilíbrio, a queda do gigante faz com que a Máscara caia no chão e se estilhace. A ordem é restaurada no Terceiro Mundo.
Moral da História
Mumm-Ra quer a Máscara de Górgon, cujos segredos ele aprende no Livro de Norvog Noszh. Ela tem o poder de transformar carne em pedra, e ele procura usá-lo para propósitos malignos. Lynx-O, que lançou um feitiço causado pelas sugestões das catástrofes tornadas possíveis pelos poderes da Máscara, tenta alertar Lion-O e adverti-lo contra a impetuosidade excessiva. Lion-O não escuta, agindo em um acesso de raiva e superconfiante em suas habilidades, e é transformado em pedra. Com a Espada Justiceira capturada, a Máscara fica livre para transformar pedra em carne à vontade, e Mumm-Ra ordena que ela desperte o gigante adormecido das Colinas de Elfshima, o Filho de Górgon. Lynx-O, invocando sua sabedoria ancestral, ataca o monstro em sua parte vulnerável, seu ouvido interno. Ele cai, cria um terremoto que sacode a pirâmide de Mumm-Ra, quebra a máscara e vence sua magia. O Filho de Górgon se torna uma cadeia de colinas mais uma vez e tudo o que foi transformado em pedra pelos poderes da Máscara se torna carne novamente.
Ao agir em um acesso de raiva, Lion-O colocou em perigo a si mesmo e a todo o Terceiro Mundo. Ele não deu ouvidos aos avisos de Lynx-O ou se incomodou em aprender tudo o que podia sobre o que estava prestes a encontrar. Sequer considerou se sua raiva poderia ser canalizada de forma construtiva. Nós também, quando estamos com raiva, por não ter tempo para nos acalmar e considerar as consequências de um ataque de raiva ativo, muitas vezes pioramos as coisas quando agimos. A raiva descontrolada não é eficaz para atingir um objetivo. Somente quando canalizamos nossa raiva de maneira construtiva, ela é eficaz. Ao jogar um jogo, se ficarmos com raiva e perdermos o controle, corremos o risco de jogar mal e sermos expulsos do jogo. Mas se jogarmos com esforço extra, seremos jogadores mais eficazes. Quando as disputas ocorrem entre amigos, muitas vezes a melhor maneira de expressar raiva e resolver o conflito é colocar os sentimentos em palavras. Como diz Panthro, não há nada de heróico em perder a paciência.
Personagens e Elenco
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Francisco Barbosa
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Nizo Neto
Snarf: Élcio Romar
Bengali: Marco Antônio Costa
Lynx-O: Magalhães Graça
Pumyra: Miriam Ficher
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: N/C
Chilla: Ilka Pinheiro
Tug Mug: Ionei Silva
Willa: Nádia Carvalho
Nayda: Vera Miranda
Locais em destaque: Colinas de Elfshima; Pirâmide Negra; Reino das Árvores Copadas de Willa e as Donzelas Guerreiras; Shemlock; Toca dos Gatos; Torre da Justiça.
Veículos:Ice Runner; ThunderClaw; ThunderStrike; ThunderTanque.
.
Comentário oficial
Catorze escritores de ThunderCats fizeram apenas um único episódio cada um, mas nenhum deles possuía a vasta e venerável experiência de Romeo Muller, escritor do destacado “A Máscara de Górgon”. Veterano de Rankin/Bass e membro da equipe desde 1960, Muller é talvez mais conhecido como o roteirista dos especiais de férias do estúdio: Rudolph, a Rena do Nariz Vermelho, Frosty the Snowman e tantos outros. A natureza alegre e sentimental dessas histórias está em desacordo com as aventuras de vilões contra heróis de alto risco dos ThunderCats, e é essa dissonância que outros da equipe de produção dos ThunderCats – Lee Danacher e Peter Lawrence – atribuem à partida de Muller depois de apenas um Incursão no Terceiro Mundo[1]. Mas não é tão simples assim.
Mais impressionante entre os créditos de escritor de Muller do que o stop-motion do Natal são uma série de épicos de fantasia. Ele escreveu os roteiros das versões Rankin/Bass de O Hobbit, O Retorno do Rei, O Vento nos Salgueiros e O Retorno a Oz, todas com adaptações admiráveis; e seu roteiro original[2] para O Voo dos Dragões mostra profunda reverência e compreensão do gênero de fantasia. Este é um homem que sabia o que estava fazendo e, portanto, considerá-lo gentil demais para enfrentar aventuras de espada e feitiçaria parece impreciso. O que parece mais provável é que a forma de 22 minutos simplesmente não estava em seu meio, e o ritmo acelerado necessário para contar uma aventura de alto risco eficaz deixou menos espaço para moralizações alegres e saiu de sua zona de conforto.
Você nunca saberia disso. A Máscara de Górgon é uma aventura de fantasia arrebatadora, apresentando alguns dos ritmos e suspense mais impressionantes de qualquer episódio da série, e tecida habilmente com uma moral decente. Ele começa in media res com o ThunderStrike saindo do controle indo em direção à Toca dos Gatos uma segunda vez, pelo que Snarf sugere. Bengali e Pumyra conseguem escapar do ThunderStrike, e os outros Cats correm para encontrá-los no pátio da Toca. O senso de urgência é muito real: Bengali e Pumyra pulam o fosso que se fecha na ponte levadiça e eles se interrompem enquanto explicam o estado de loucura de Lynx-O. Demonstrando liderança impressionante e clareza, Lion-O rapidamente formula um plano, e eles estão prontos para trazer Lynx-O de volta à terra firme.
Isso pode ser considerado um sinal de crescimento da parte de Lion-O – a missão de resgate é eficaz, afinal. Mas também é extremamente arriscada e mal pensada, e Muller é inteligente o suficiente para usar a confiança e a rápida tomada de decisões de Lion-O como base para uma lição de excesso de confiança e impetuosidade. Depois que um Lynx-O silencioso transmitiu pedaços do que aprendeu sobre a Máscara de mesmo nome e o Livro de Norvog Noszh, Lion-O usa a Visão Além do Alcance para aprender mais. Com isso, é instigado por Mumm-Ra [3] a um confronto na Pirâmide. Lynx-O emite outro aviso mais específico: que o terrível poder da Máscara será de alguma forma amplificado pelo Olho de Thundera. Mas Lion-O ignora essas palavras de cautela preocupantes e perfeitamente convincentes. Irritado por orgulho tolo e encorajado por um Panthro caracteristicamente voltado para a ação[4], Lion-O se joga diretamente na armadilha de Mumm-Ra.
Também nos juntamos a Mumm-Ra em in medias res. Já em sua forma sempre viva[5], ele folheia as páginas gigantes do Norvog Noszh, resumindo a descoberta do livro fora da câmera em uma frase gigantesca. O que poderia ter sido uma exposição enfadonha (mas para a entrega espetacular de Silvio Navas) acabou rapidamente – com um grito de “Chega!”, Mumm-Ra começa a trabalhar. Ele convoca Tug-Mug e Chilla, e eles instantaneamente estouram uma parede próxima! Chilla até zomba da velocidade com que as coisas estão acontecendo: “Por que essa urgência, Mumm-Ra?” Porque só temos 22 minutos, Chilla!
Esta sequência na Pirâmide, junto com várias outras, apresenta alguns trechos de direção de arte e animação de destaque. Enquanto Mumm-Ra exige que os Lunataks tragam a máscara para ele, sua capa esvoaçante obscurece o movimento da câmera: começamos em um enquadramento médio frontal e terminamos em um close-up médio lindo de perfil. Mais tarde, depois que a Máscara transformou os ThunderCats em pedra, Mumm-Ra agarra a Espada Justiceira pela lâmina e a sacode das mãos de Lion-O – uma cena que é bem desenhada e reveladora da inegável maldade de Mumm-Ra. As fotos do Mal acima de todo Mal são especialmente fantásticas: os olhos da Máscara espiando através das barras transversais da Espada, Mumm-Ra segurando a Espada no alto, as rajadas de fogo mudando de cor e disparando em direção a Elfshima.
Depois, há os pequenos toques: o reflexo do olho da mente do Norvog Noszh no olho literal de Lion-O; o cabelo de Lion-O chicoteando com o vento, e sua boca movendo-se levemente atrás da Espada Justiceira, enquanto ele tenta fazer Lynx-O abrir a cabine do ThunderStrike; um reflexo momentâneo do rosto de Pumyra na lâmina da Espada; um belo plano de fundo noturno da Torre da Justiça com as luzes acesas no andar de cima; o verme assustador do cabelo preênsil da Máscara; os espíritos malignos de Norvog Noszh saindo da Pirâmide em uma pluma espiralada; uma transição momentânea com o símbolo de gato escondido; e a vista final do interior da Pirâmide, emoldurada pela boca da câmara do sarcófago, iluminada por chamas lambedoras.
Mas a animação de “A Máscara de Górgon” dificilmente é seu destaque[6]. Em vez disso, a estrela aqui é Muller, cujo script gira entre traços mitológicos (o mito grego da Medusa, loucura Lovecraftiana, grimórios, guardiões da floresta de coração puro) em uma história totalmente nova e mantendo um ar de mistério ao reter informações apenas o suficiente para fazer o revelação final imensamente satisfatória. Nem mesmo as Donzelas Guerreiras que guardam a Máscara sabem sua história, nem por que ela deve estar voltada para o oeste. Mas conforme o plano de Mumm-Ra entra em ação, a tensão aumenta para a grande revelação. Ele abre uma passagem dedicada na Pirâmide que dá para Elfshima. Ele dá uma dica de que as colinas podem ser mais do que apenas colinas, e então disparamos para Lynx-O para revelar o resto. Não uma cadeia de colinas, mas um gigante petrificado. Não uma criança pequena, mas uma gigantesca Criança. É o clímax perfeito, cheio da mesma urgência de antes, mas com as apostas altas de repente esclarecidas.
O papel que a Espada Justiceira desempenha no plano de Mumm-Ra levanta questões. A Espada não pode ser usada para atos malignos, mas os poderes do Olho de Visão Além do Alcance estão de alguma forma conectados à Máscara de Górgon. Em vez de uma contradição, acho que isso adiciona um senso de historicidade ao mundo do show: o Norvog Noszh, um livro antigo, faz referência a uma relação entre o Olho e a Máscara, e a Espada não tem poder de resistir. Isso é fascinante! Essa relação antiga é reforçada quando você considera que o Olho não emitiu nenhum aviso durante todo o episódio, e até mesmo perdeu sua visão do Norvog Noszh quando Lion-O invocou a Visão Além do Alcance. O resultado é uma história que não pode depender da Espada Justiceira para salvar o dia – uma ocorrência rara e louvável – e, mais tremenda, na qual o Olho de Thundera não é confiável. Obrigado, Romeo Muller, por ser o único escritor de ThunderCats criativo o suficiente para evitar a Muleta Justiceira e devotar o Olho a um propósito inesperadamente distorcido.
1 ^ Chrichton, David. Ouça o rugido. Denbighshire: Telos Publishing, 2011. 320.
2 ^ The Flight of Dragons é tecnicamente uma adaptação, uma vez que é vagamente baseado na falsa história natural dos dragões de Peter Dickinson e na série Dragon Knight de Gordon R. Dickson. Mas o mundo da história – os quatro irmãos bruxos e suas naturezas especializadas, o conflito entre magia e ciência – isso é tudo Muller.
3 ^ Este é o único exemplo de alguém falando com Lion-O diretamente via Visão Além do Alcance e implica que, pelo menos para Mumm-Ra, o olhar extra-dimensional do Olho de Thundera é palpável.
4 ^ Panthro também é culpado durante o momento de maior suspense do episódio. Quando Willa pega Mumm-Ra em seu disfarce de Nayda, mas não sabe o suficiente sobre a tendência de Mumm-Ra para disfarces para reconhecer totalmente a armadilha, Panthro descaradamente a desconsidera! Nota de rodapé: Desde Grygory Grygian, Mumm-Ra não assumia um disfarce sem nosso conhecimento. O efeito de sua revelação sutil aqui para nós (e mais ninguém) é perfeitamente perturbador.
5 ^ Incomum, embora não sem precedentes: “Mumm-Rana”, “Ilha Ravage”.
6 ^ Existem, de fato, alguns grandes erros de animação. O Norvog Noszh está constantemente aparecendo e desaparecendo de uma cena para a outra, e o ThunderTanque dirige para o oeste quando Elfshima (e a Pirâmide por extensão) fica a leste.
Escrito por Zack (thezaxfactor)
Curiosidades
- Os pods do ThunderStrike são capazes de controlar todo o veículo, mas os controles centrais na cabine principal podem substituí-los.
- Panthro observa que Lynx-O é “um grande e velho guerreiro que lutou contra todas as formas do mal”, indicando que sua juventude em Thundera não foi inteiramente pacífica, e talvez ele fosse até mesmo uma figura conhecida.
- Como Hachiman em “A Honra de Hachiman” e o Homem das Neves em “A Bolha Louca”, as donzelas guerreiras não reconhecem os Lunataks, embora Chilla professe uma familiaridade com “aquele bando de meninas musculosas”.
- A máscara parece ser sensível, rindo junto com Mumm-Ra em um ponto (e fazendo um som metálico encantador). Isso levanta a questão: quem era Górgon e como sua máscara ganhou vida própria?
- Fotos e sequências deste episódio – “Traga para mim agora!” Da cena da capa de Mumm-Ra, Bengali contando o “balbucio” de Lynx-O e duas cenas de Mal além do Mal – foram apresentadas em várias promoções do Cartoon Network no início dos anos 2000.
- A Criança é enorme – duas, talvez até cinco quilômetros de altura. Ele limpa as nuvens de tempestade do rosto enquanto está sentado, o ThunderStrike se encaixa em seu canal auditivo com espaço de sobra e seu colapso causa um terremoto local!
Texto extraído de thundercats.org com tradução, complementos e adaptações de Luciano Marzocca