91. A Volta às Origens – Primeira Parte

Escrito por Peter Lawrence

Assista ao episódio clicando aqui

Sinopse oficial
Mumm-Ra fica sabendo do Tesouro de Thundera e a Espada de Plun-Darr que destruiu o Planeta. Ele e Ma-Mutt viajam de volta no tempo e no espaço para explorar os escombros de lá e procurar a espada, que faz com que o planeta se restaure.

Os Thundercats descobrem isso e devem fazer a jornada para Nova Thundera a fim de impedir Mumm-Ra. Lynx-O e os Thunderkittens são deixados na Torre enquanto os outros ThunderCats, na Toca, estão preparando o Feliner para a viagem a Nova Thundera.

Abutre percebe que a Torre é guardada apenas por três Thundercats e vai para Sky Tomb contar a Luna. Ela então envia Red Eye e Tug Mug ao ataque, que é bem sucedido com a captura de Lynx-O e dos Thunderkittens.

Moral pelo Dr. Robert Kuisis
Impulsividade e paciência curta podem causar grandes problemas. Não perca a compostura e nunca se esqueça de pensar antes de agir.

Elenco e personagens
Lion-O: Newton da Matta
Panthro: Francisco José
Tygra: Ricardo Juarez
Cheetara: Carmen Sheila
Wilykit: Marisa Leal
Wilykat: Oberdan Júnior
Snarf: Élcio Romar
Snarfinho: Márcio Simões
Jaga: Garcia Neto
Linx-O: Magalhães Graça
Bengali: Marco Antônio Costa
Pumyra: Miriam Ficher
Chacal: Olney Cazarré
Abutre: Luis Feier Mota
Mumm-Ra: Silvio Navas
Ma-Mutt: somente sons e grunhidos
Ratilla: André Bellisar
Luna: Sônia Ferreira
Amok: Júlio Cézar
Red Eye: Luiz Brandão
Tug Mug: Ayrton Cardoso

Locais em destaque: Toca dos Gatos, Terceiro Mundo, Thundera, Nova Thundera, Torre da Justiça, Pirâmide Negra, Nova Pirâmide Negra, Skytomb, Vale dos Snarfs

Veículos em destaque: ThunderTanque, ThunderClaw, HoverCat, Feliner, Lunatacker, Mumm-Raft, Nave Capitânea

Comentário oficial
Mumm-Ra conta a Ma-Mutt sobre a história de anos atrás, quando Ratilla, armado com a Espada de Plun-Darr, tentou roubar o Tesouro de Thundera. No entanto, Jaga foi capaz de frustrar seus planos e bani-lo para sempre. Aqui a coisa começa a ficar um pouco boba. Jaga joga a poderosa espada, que rivaliza com a Espada Justiceira, em uma “tumba de rocha derretida”, que nada mais é que uma fenda que leva ao manto derretido do planeta. Logo Jaga, de epíteto “o Sábio”, comete um erro crasso desses! Claro que deu o pior dos resultados. Os poderes da espada não puderam ser contidos e isso acabou levando à destruição de Thundera. Pois é, descobrimos que Jaga destruiu Thundera!

Mumm-Ra e Ma-Mutt então viajam pelo tempo e espaço no Mumm-Raft para os escombros de Thundera, na esperança de localizar a Espada de Plun-Darr e o Tesouro de Thundera. Aqui cabe outro comentário do quão sofrível está se compondo o novo arco de histórias dos ThunderCats. Primeiro: Tesouro de Thundera. A partir de agora, a Espada Justiceira, mesmo com o Olho de Thundera incrustado, a fonte do poder de todos os ThunderCats, não é mais uma relíquia única, mas faz parte de toda uma coleção de artefatos ultra poderosos. Isso abre tanta brecha para discutir todos os noventa episódios anteriores que não dá nem graça começar. Não teria sido de bom tom Jaga ter colocado esse baú na Nave Capitânea? O Feliner já existe há um tempão, os ThunderCats não deveriam ter ido averiguar os escombros de seu destruído planeta (já que há para onde voltar)? Esse atalho de Mumm-Ra não poderia ter sido tomado logo no início da saga? Aliás, Mumm-Ra também é outro que sofre nas mãos de Peter Lawrence, pois quem viveu tanto teve tempo de aprender uma coisinha ou outra, não deveria perder tanto tempo dormindo e deveria ter comprado uma luneta antes. Aliás, Mumm-Ra tem um Mumm-Raft! Ele pode se transportar para lá e para cá enquanto regenera!

No aspecto técnico, parece que quiseram mostrar o orçamento parrudo com pouco trabalho. Não, não digo que efeitos especiais de brilho ofuscante são fáceis de fazer. Um exemplo é o Mumm-Raft saindo para seu destino, ele poderia, ao menos, ter uma perspectiva, coisa que a animação já mostrou, em outros episódios, que é sublime ao fazer. O desenho é chapado de frente. Beira o tosco.

Mas vá lá, fingindo que não há problemas até aqui. Os ThunderCats ficam sabendo de um desenvolvimento extraordinário ocorrendo no espaço profundo. Os asteroides que um dia foram Thundera parecem estar se fundindo e reconstituindo o planeta. Eles ficam chocados ao ver uma Nova Pirâmide Negra em “Nova Thundera”, bem como todos os Snarfs no Vale dos Snarfs sendo forçados por Mumm-Ra e Ma-Mutt a procurar o Tesouro de Thundera.

Enquanto a maioria dos ThunderCats começa a trabalhar no projeto e construção de foguetes de reforço para permitir que o Feliner viaje para Nova Thundera (só agora!),Lion-O e Panthro decidem investigar a Pirâmide Negra na Terceira Terra. Sim, até a Herbert Richers estava distraída nessa fase. Não decide se é Terceiro Mundo ou Terceira Terra, se os topônimos devem ser ditos no original ou traduzidos… até a Espada Justiceira virou “Espada da Justiça”. Assim fica feio, até porque é uma animação para crianças a partir dos oito anos de idade, não para bacharéis em Letras. Enfim: os dois caem em uma armadilha preparada por Mumm-Ra para eles, mas conseguem escapar sem sofrer ferimentos graves. Eles então retornam à Toca dos Gatos para trabalhar nos foguetes de reforço.

Vendo que a Torre da Justiça só é guardada por Lynx-O e os ThunderKittens, Abutre e Chacal decidem tirar vantagem da situação. Abutre informa aos Lunataks e sugere que eles ataquem a Torre. Red Eye e Tug-Mug assaltam a fortaleza e incapacitam os três ThunderCats dentro dela. Essa é a parte que faz mais sentido, se bem que os Thunderkittens já se livraram de coisa bem mais difícil antes. Tanto faz, só acho uma pena que não dá para desver.

Escrito por Luciano Marzocca

Curiosidades
• O personagem de Ratilla, o Terrível, provavelmente foi inspirado no czar russo “Ivan, o Terrível”;
• Esta é a primeira vez que vemos Jaga muito jovem e bem barbeado;
• Ao lutar contra Ratilla, Jaga pronuncia a frase: “Espada da Justiça, não me falhe agora!”. Essa fala exata foi dita por Lion-O em “Mongor” durante sua batalha final com o vilão-título;
• Pôxa Herbert Richers! Foi Espada Justiceira por 90 episódios, pra quê mudar agora?
• Neste episódio, Cheetara sente a situação perigosa dos outros ThunderCats antes da Espada Justiceira;
• Neste episódio ocorre um descuido na continuidade, em que um jovem Jaga é mostrado e diz-se que Lion-O ainda era um filhote durante esse tempo, apesar de “O Guerreiro Fantasma” mostrar um Jaga mais velho lutando contra Grune durante um conflito que, aparentemente, ocorreu séculos atrás em um tempo muito antes da geração atual de ThunderCats que nem sabia quem era Grune;
• Embora a passagem dos séculos possa ser atribuída ao tempo em que os ThunderCats estavam em estase durante sua jornada ao Terceiro Mundo, isso não explicaria como os ThunderCats não sabiam quem era Grune, apesar de Jaga lutar com ele enquanto, claramente, muito mais velho, um período que, de acordo com este episódio implicaria que os outros ThunderCats seriam mais velhos que Lion-O;
• A espécie dos Snarfs, de alguma forma, sobreviveu no remanescente de Thundera que era o Vale dos Snarfs após sua destruição, e ainda assim Snarf Eggbert e Snarf Oswald são mostrados residindo lá, apesar de estarem entre os 43 Snarfs sobreviventes que fugiram para o Planeta dos Snarfs. Nenhuma explicação é dada sobre como eles chegaram lá ou o que aconteceu com o Planeta dos Snarfs.

Texto de Luciano Marzocca com base em https://thundercats-ho.fandom.com/ e https://thundercats.fandom.com/